Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/09/2018-15h14

Udesc realiza oficina sobre improvisação e aprendizado da linguagem musical na iniciação ao piano

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove nesta sexta-feira, 28, a oficina “A improvisação e o aprendizado da linguagem musical na iniciação ao piano - apresentação do livro Divertimentos”, com Laura Longo, educadora musical e pianista.

O evento ocorre das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30 no auditório do Departamento de Música (DMU). Voltada a professores de piano e educadores musicais, a oficina é gratuita e aberta à comunidade, sem necessidade de inscrição prévia.

Na oficina será realizada a apresentação de propostas para o ensino do piano de forma divertida e prazerosa, com a utilização de repertório que permita explorar toda a extensão do piano, diferentes escalas e modos, ritmos variados e a expressividade, além de instigar a criatividade dos alunos.

Os participantes serão convidados a executar as propostas ao piano. Serão também verificados os desdobramentos destas atividades no que se refere ao desenvolvimento de habilidades e à apreensão de conhecimentos musicais. O evento é organizado pelo programa de extensão Pianíssimo, coordenado pelo professor Luís Cláudio Barros.

Sobre a ministrante


Laura Longo é educadora musical e pianista. Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-graduada em Pedagogia do Piano pela Faculdade Santa Marcelina (SP). Estudou piano com Alfredo Cerquinho, formou-se Bacharel em Piano pela Universidade de São Paulo (USP), sob orientação de Gilberto Tinetti e fez curso de aperfeiçoamento pianístico com Carlo Bruno em Roma, Itália.

Ao retornar ao Brasil, estudou com Maria José Carrasqueira. Participou ativamente de masterclasses e cursos de alta interpretação pianística no Brasil e na Itália. Autora do livro “Divertimentos”, para piano, tem ministrado palestras e cursos para professores em eventos, escolas de música e em universidades como: Unicamp, Ufal, Unesp, UFSJ, Faculdade Santa Marcelina. Desenvolve atividade didática desde 1990, como professora de piano (individual e em grupo), musicalização, teoria e percepção.

Serviço:


O QUE: Oficina "A improvisação e o aprendizado da linguagem musical na iniciação ao piano - apresentação do livro Divertimentos”, com Laura Longo.
QUANDO: 28 de setembro, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.
ONDE: Auditório do Departamento de Música (DMU) da Udesc Ceart. Av. Madre Benvenuta, 1907, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h