Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/10/2017-16h58

Udesc realiza palestra sobre cinema expandido e performance no dia 26 de outubro

Arte: Luiza Faria
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza no dia 26 de outubro uma palestra e performance com Natália Aly Menezes, doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. O evento, organizado pelo programa de extensão Radiofonias, ocorre às 17h na Sala de Atos nº 114 do Programa de Pós-Graduação em História da Udesc Faed, com entrada gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Palestra - Reflexos e influências do cinema expandido nas novas formas do audiovisual

Sinopse: Através de uma reflexão que mostra os principais aspectos do cinema experimental que desencadeou o cinema expandido – fortemente trabalhado por artistas em meados da década de 70 e teorizado por Gene Yongblood em “Expanded Cinema” – essa palestra busca pincelar como esta forte forma de cinema fora dos “moldes“ tradicionais da cinematografia influenciou e até mesmo gerou desdobramentos contemporâneo de experiências cinemáticas, tais quais o live cinema, vjing e as performances audiovisuais ao vivo.

Performance - Berlim Ontem/Hoje

Sinopse: Vivemos em um mundo de informações randômicas e efêmeras que descontextualizam o tempo. Vivemos imersos num tempo de esquecimento. Essa peça audiovisual é sobre a memória comum, esquecida no tempo. Berlim Ontem/Hoje propõe, através de imagens familiares do dia a dia de uma cidade,observar o inobservado. Trata-se de um ready-made cinemático, que baseado na obra do Walter Ruttmann “Berlim: Sinfonia de uma grande cidade” (1928), mescla realidades de diferentes épocas de uma mesma cidade. Imagens da versão original do documentário experimental se condensam com imagens produzidas pela artista. Uma verdadeira metamorfose do tempo e espaço e uma arqueologia da memória urbana apresenta-se através da linguagem audiovisual experimental contemporânea.

Sobre a palestrante

Natália Aly é pesquisadora na área de mídias e comunicação e também trabalha com audiovisual experimental. É doutora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, da PUC-SP. Morou um ano em Berlim, onde realizou doutorado sanduíche com bolsa PDSE-Capes na Humboldt-Universität zu Berlin, Instituto de Ciência das Mídias (Medienwissenschaft). Trabalhou em instituições como Museu da Imagem e do Som (LABMIS) e Cinemateca Brasileira (Laboratório de Imagem e Som). Realizou curtas metragens, projetos audiovisuais autônomos e em parceria com outros artistas, organização de eventos, participação em congressos e eventos de cinema e ministra oficinas. Atualmente é corpo docente do curso de extensão Estética das Mídias: cine-foto-video-ciberarte, na PUC-SP.

Mais informações pelo e-mail radiofonias.udesc@gmail.com.

Serviço:

O QUE: Palestra e performance com Natália Aly Menezes.
QUANDO: 26 de outubro, às 17h.
ONDE: Sala de Atos nº 114 - Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Udesc Faed.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h