Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/05/2019-16h42

Udesc realiza palestra sobre interatividade e narratividade sonora nos games

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) proporciona a palestra “Interatividade e Narratividade Sonora nos Games” no dia 13 de maio. Promovida pelo programa de extensão Engenho Musical do Departamento de Música (DMU), a apresentação será sobre as contribuições desenvolvidas na tese de doutorado que possui o mesmo nome do evento, de Fernando Emboaba com orientação do professor José Eduardo Fornari Novo Junior (Unicamp).

Dentro da proposta de musicologia e composição para trilha de games, buscando aproximar a pesquisa acadêmica sobre o tema às práticas de músicos e desenvolvedores de jogos, o conteúdo está organizado em seis partes, como os capítulos da tese. Confira abaixo as subdivisões que estruturam o evento:
  1. Explicação dos conceitos que fundamentam a tese “Interatividade e Narratividade Sonora nos Games”;
  2. Discussão de terminologias exclusivas de mídias alternativas;
  3. Levantamento dos problemas que permeiam a elaboração de ambiente sônico, também apresentado como paisagem sonora;
  4. Análise musical de trilhas musicais de games, realçando decisões poética (invenções) de cada um;
  5. Proposição de metodologia que almeja minimizar equívocos no momento de criação de trilha sonora para games;
  6. Resumo de todas as contribuições alcançadas com a pesquisa e recomendações para novos rumos para futuras investigações na área dos games.
A palestra acontecerá no auditório do Departamento de Música, às 19h. O evento é aberto e não é necessário realizar inscrição, mas o público presente poderá obter certificado com carga horária de 2h.

Sobre o ministrante:

Doutor em música pelo Instituto de Artes (IA) na Universidade Estadual de Campinas sob a orientação do Prof. Dr. José Eduardo Fornari Novo Junior no tema “Narratividade e interatividade sonora nos games”. Mestre em musicologia na Escola de Comunicação e Artes (ECA), na Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Licenciatura (piano) em Música na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, com trabalho de conclusão de curso com o tema “Funcionalidade do som no jogo eletrônico World of Warcraft”.

Trompista da Orquestra de Sopros Cauim/USP e Banda Sinfônica do Conservatório de Santa Rosa de Viterbo. Compositor, arranjador coral, orquestra e grupos de câmara, com destaque nas obras para orquestra de sopros e percussão, de cordas e quinteto de madeiras. Ministra aulas de trompa, harmonia, contraponto e percepção musical em cursos livres, além de compor trilha sonora com o enfoque nos games.

Serviço:

O QUE: Palestra “Interatividade e Narratividade Sonora nos Games”.
QUANDO: 13 de maio, às 19h.
ONDE: Auditório do Departamento de Música - Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h