Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/09/2019-16h48

Udesc realiza palestra sobre linguagem tátil de cores

 
Sistema proporcionar a identificação das cores às pessoas com deficiência visual de uma forma prática e simplificada. Foto: Divulgação

Um sistema de leitura tátil de cores - destinada às pessoas cegas, com baixa visão ou daltônicas - será apresentado no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) nesta quinta-feira, 5 de setembro, às 10h20.

Sandra Regina Marchi, doutora pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Artes Plástica pela Udesc, apresenta o sistema See Color em palestra gratuita e aberta ao público. O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign), será realizado na sala Básica 3 da Udesc Ceart.

A linguagem tátil de cores - See Color - é o resultado de um trabalho de pesquisa científica realizado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do doutorado de Sandra Marchi e com a participação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) por meio do professor Milton José Cinelli, do Departamento de Design. O doutorado de Sandra teve orientação dos professores Ramón Sigifredo Cortés Paredes e Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto.

Esta linguagem tátil foi desenvolvida para proporcionar a identificação das cores às pessoas com deficiência visual de uma forma prática e simplificada, com possibilidade de aplicação em dimensões pequenas e com design universal. O sistema é composto por um conjunto de símbolos em relevo, baseado no sistema Braille e na teoria das cores, utilizando os triângulos cromáticos como referência espacial e tridimensional. O objetivo é comunicar as cores dos objetos através do contato tátil.

Este sistema de código pode ser impresso diretamente sobre quaisquer objetos e materiais como, por exemplo, obras de arte, objetos de decoração, materiais didáticos/escolares, livros, embalagens e etiquetas. De fácil aprendizado e memorização, pode ser aplicado em qualquer tamanho e qualquer superfície, desde uma pílula até um carro.

A Udesc, por meio do PPGDesign, integra a Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva, em conjunto com as universidades federais do Paraná (UFPR), de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Saiba mais no vídeo a seguir:



Serviço:

O QUE: Palestra "See Color, a linguagem tátil de cores".
QUANDO: 5 de setembro, às 10h20.
ONDE: Sala Básica 3 da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h