Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Artes

Notícia

28/09/2018-16h38

Udesc realiza palestra sobre representações históricas da população indígena na fotografia

 
Foto: Ana Paula Soukef
Na próxima terça-feira, 2, o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza palestra com a fotógrafa Ana Paula Soukef. A partir das 15h30 a palestra “Representações Históricas da População Indígena na Fotografia” será realizada no auditório do bloco amarelo do Centro de Artes (Ceart) da Udesc. A atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade.

A palestra é uma atividade promovida pelo grupo de pesquisa “Educação, Arte e Inclusão”, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) e Life. O encontro traz como tema a representação dos povos indígenas, a partir de imagens históricas que marcaram os séculos 19 e 20.

A autora das fotografias também aborda uma experiência de produção fotográfica e participativa realizada junto às crianças e jovens da aldeia guarani do Morro dos Cavalos. Ana Paula Soukef traz suas percepções de experiências como esta, para refletir o significado da fotografia no processo de construção da identidade.

Sobre a Palestrante

Ana Paula Soukef é formada em Comunicação Social e atua como fotógrafa, possui doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estuda a cultura Guarani e as relações entre fotografia e memória indígena no Brasil.

A fotógrafa retrata principalmente o movimento indígena da região de Florianópolis, mostrando cenas cotidianas, momentos de luta por seus direitos e a expressão da cultura histórica através dos jovens. Atualmente desenvolve trabalhos autorais em fotografia junto ao Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (Nefa) de Florianópolis.

Conheça um pouco mais do trabalho de Ana Paula aqui.

Serviço:

O QUÊ: Palestra Representações Históricas da População Indígena na Fotografia.
QUANDO: 02 de outubro, terça-feira às 15h30.
ONDE: Auditório do bloco amarelo do Centro de Artes, Udesc, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC