Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/08/2019-16h08

Udesc realiza seminário sobre ecologia e práticas artísticas contemporâneas nos dias 28 e 29 de agosto

 
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza, nos dias 28 e 29 de agosto, o seminário Ecologia e Práticas Artísticas Contemporâneas. A programação conta com palestras e oficinas gratuitas no auditório Profa. Dra. Cristina Pessi, do bloco amarelo.

A abertura será realizada às 14h pela professora convidada Louise Ganz (Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG). Ela apresentará alguns de seus trabalhos artísticos e pesquisas realizadas pelo grupo Terra Comum, que visa outros modos de ocupar e usar a terra, o ar e o subsolo para além do princípio estruturante da propriedade, envolvendo artes visuais e arquitetura.

Ainda no primeiro dia de evento, Mariana Berta, mestranda no programa de pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Udesc, realizará a palestra “Podar rosas: cheia de junho. A planta que vai abaixo da terra a lua é minguante”. A partir da experiência no interior, a fala será sobre as vivências de artista nesse contexto e contará com a mediação da professora Sandra Favero (Udesc).

No dia 29, a oficina “Despertando Do Inverno Com As Amendoeiras” será oferecida com a doutoranda do programa de pós-graduação em Teatro (PPGT) da Udesc Tefa Polidoro. A proposta deste encontro é, a partir da manipulação das amêndoas, que cada participante extraia três subprodutos: óleo de amêndoas (que servirá de base para a produção de óleos medicados com ervas da preferência de cada um), leite vegetal e farinha.

Durante todo o processo, entre uma etapa e outra, também haverá uma roda de danças circulares com Mariclécia Bezerra de Araújo, doutoranda do PPGT da Udesc. Os participantes serão conduzidos a experimentarem de forma harmoniosa, inspiradora, integrada e agradável a relação consigo mesmos. Veja aqui a lista de materiais necessários para participar da oficina. Há 20 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas até o dia 25 pelo e-mail seminariodav@gmail.com.

Para encerrar, Lílian Amaral, artista audiovisual, curadora e pesquisadora no campo da arte urbana contemporânea e patrimônio cultural, realizará a palestra “Eco + sistemas + poéticos: paisagens, micronarrativas, permutações” com mediação da professora Elaine Schmidlin (Udesc). O objetivo é refletir sobre as cidades contemporâneas no mundo globalizado propondo uma escuta no universo misto onde a realidade é móvel, evanescente e fugida.

Confira os horários da programação


28/08
  • 14h – 16h: Abertura com a professora Louise Ganz (UEMG) - “Terra Comum”.
  • 16h – 16h30: Intervalo
  • 16h30 – 17h30: Mariana Berta apresenta “Podar rosas: cheia de junho. A planta que vai abaixo da terra a lua é minguante” com mediação da professora Sandra Favero

29/08
  • 8h30 - 11h45 - Oficina “Despertando Do Inverno Com As Amendoeiras” com Tefa Polidoro e Maricléia Bezerra De Araújo (doutorandas PPGT/UDESC)
  • 14h - 17h - Lílian Amaral apresenta “Eco + sistemas + poéticos: paisagem, micronarrativas, permutações” com mediação da professora Elaine Schmidlin

Serviço:

O QUE: Seminário Ecologia e práticas artísticas contemporâneas.
QUANDO: 28 e 29 de agosto.
ONDE: Auditório Profa. Dra. Cristina Pessi - Bloco Amarelo do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.
INSCRIÇÕES PARA OFICINA: Até dia 25 de agosto pelo e-mail seminariodav@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h