Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/07/2018-15h31

Udesc recebe embaixador de Luxemburgo no Brasil nesta quarta, em Florianópolis

Carlo Krieger tornou-se primeiro embaixador do grão- ducado no Brasil em março de 2017 - Foto: ASP ICC
Nesta quarta-feira, 18, a partir das 15h, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá a visita do embaixador do Grão-Ducado de Luxemburgo no Brasil, Carlo Krieger, na Reitoria, em Florianópolis.

O embaixador participará de duas atividades. A primeira será a reunião institucional com o reitor, Marcus Tomasi, e convidados da Reitoria, que terá apresentação das duas instituições (Udesc e Embaixada de Luxemburgo) e dará início a tratativas de intercâmbio técnico e científico. 

A segunda atividade será uma conversa entre o embaixador e cidadãos de Luxemburgo que moram na região da Grande Florianópolis. Esse encontro pretende propiciar mais informações sobre a embaixada, sobre o país e suas possibilidades e expectativas de futuro. Todas as vagas já foram preenchidas. 

Krieger é o primeiro embaixador do país no Brasil, tendo sido nomeado em 1º de março de 2017. Com extensa atuação na área diplomática, já ocupou o mesmo cargo na Rússia e na China e foi chefe de missão da embaixada luxemburguesa nos Estados Unidos, Canadá e México. 

Além da embaixada brasileira, localizada em Brasília, o corpo diplomático de Luxemburgo conta com um consulado geral, em São Paulo, e outros três honorários, em Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. 

O consulado dá suporte para os descendentes de luxemburgueses entrarem com pedidos de processo da cidadania, emissão de passaporte, emissão dos certificados de nacionalidade e/ou descendência, legalização de documentos, assim como outros serviços. Confira o site oficial

Descendentes de luxemburgueses

As primeiras famílias oriundas de Luxemburgo chegaram a Santa Catarina no século 19, e estima-se que atualmente haja cerca de três mil descendentes no Estado. A maior parte vive nos municípios de São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos, Angelina e Santo Amaro da Imperatriz, todos na Grande Florianópolis.  

Em 2008, o Grão-Ducado de Luxemburgo flexibilizou a legislação para que descendentes de luxemburgueses ao redor do mundo pudessem adquirir a dupla cidadania. Contudo, a lei sobre a aquisição da cidadania não será renovada e, por isso, a documentação deve estar aprovada até dezembro deste ano.   

Mais informações sobre a visita do embaixador na Udesc podem ser obtidas com o organizador do evento, professor Valério Turnes, pelo e-mail valerio.turnes@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Esta reportagem foi apurada e escrita pela estagiária de Jornalismo do setor, a acadêmica Lavínia Beyer Kaucz, sob supervisão e edição do jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h