Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/05/2019-16h31

Udesc recebe pela quarta vez grupo da Universidade de Michigan que desenvolve arte no sistema prisional

Grupo da Universidade de Michigan em atividade com alunos de Teatro da Udesc. Foto: Rafael Moreira
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe de 21 a 25 de maio um grupo de 13 estudantes e dois professores da Universidade de Michigan, localizada nos Estados Unidos, para atividades de ensino, trocas de experiência e debates relacionados ao tema da arte no sistema prisional.

Este é o quarto ano consecutivo de visita desta universidade à Udesc, por meio do Prison Creative Arts Project – PCAP (Projeto de Arte Criativa nas Prisões). Considerado o maior projeto mundial na área de arte nas prisões, é desenvolvido na universidade norte-americana desde 1990 com o objetivo de levar arte para contextos de privação de liberdade, por meio das artes visuais, dança, música, teatro e literatura.

Coordenado pela professora Ashley Lucas, o PCAP atualmente engloba programas acadêmicos e voluntários desenvolvidos pela Universidade de Michigan, incluindo a participação de estudantes, professores, funcionários, voluntários, comunidade, jovens e adultos encarcerados e em programas de recuperação, além de ex-detentos.

Integração Michigan e Udesc


Desde 2016, integrantes do PCAP vêm à Udesc por meio de uma parceria com o programa de extensão Pedagogia do Teatro e Processos de Criação, coordenado pelo professor Vicente Concilio na Udesc.

Neste ano, o cronograma de atividades do grupo inclui participação em aulas do curso de Teatro, troca de experiências, debates e visitas prisionais em Santa Catarina, conforme o cronograma a seguir:

  • 21/05 – 16h | Troca de experiências com alunos da disciplina “Estágio Curricular Supervisionado: Teatro na Comunidade” (5ª fase), com conversa sobre os trabalhos em sistemas prisionais desenvolvidos em Michigan e em Florianópolis.
  • 22/05 – 13h20 às 15h | Atividade de intercâmbio de jogos teatrais na disciplina “Metodologia do Ensino de Teatro I” (1ª fase).
  • 22/05 - 15h30 às 19h | Participação no evento “Entre diálogos: direitos humanos, inclusão/exclusão e violências na educação em liberdade e no cárcere” (mais informações abaixo).
  • 23/05 – Manhã e tarde | Visita à Penitenciária Masculina de São Pedro de Alcântara em conjunto com o Departamento de Administração Prisional (Deap) de Santa Catarina.
  • 24/05 – Manhã e tarde | Visita ao Presídio Feminino de Joinville, onde ocorre o projeto "Teatro com mulheres em privação de liberdade", com aulas ministradas por Samira Sinara (Cia Vai! de Joinville) e Daiane Dordete, professora da Udesc (visita de Ashley Lucas e Hannah French, da Universidade de Michigan, e Vicente Concilio e Caroline Vetori, da Udesc). / Estudantes de Michigan realizam visita em fábrica de brinquedos educativos e pedagógicos sediada em Florianópolis.
  • 25/05 – 13h30 | Aula realizada no Presídio Feminino de Florianópolis, onde a Udesc desenvolve projeto de teatro para mulheres em situação de privação de liberdade.

Seminário


Nesta quarta-feira, 22, o programa de extensão “Novos Horizontes: a universidade nos espaços de privação de liberdade”, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Udesc, promovo o evento “Entre diálogos: direitos humanos, inclusão/exclusão e violências na educação em liberdade e no cárcere”.

Das 16h30 às 18h, Ashley Lucas (professora da Universidade de Michigan) e Vicente Concilio e Caroline Vetori, respectivamente professor e mestranda em Teatro da Udesc, participam da roda de conversa “Educação, direitos humanos e inclusão/exclusão no cárcere”.

Confira a programação completa do evento aqui.

Arte nas Prisões


A Udesc também desenvolve projetos de extensão que tem o objetivo de levar arte para o contexto de privação de liberdade. Confira na Revista Hallceart #5 a reportagem “A arte como forma de vida e liberdade”, de Linda Inês Lima.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h