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Notícia

05/12/2018-13h40

Udesc se destaca em livro da Abruem sobre interiorização do ensino superior

Pró-reitora de Ensino, Soraia Luz (ao centro), esteve no lançamento da obra, em Campo Grande - Foto: Div.
Ações da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ganharam destaque em três artigos publicados no livro sobre interiorização do ensino superior lançado neste ano pela Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Com o título "Interiorização do ensino superior: protagonismo das universidades estaduais e municipais no desenvolvimento regional", a obra reúne 20 capítulos sobre ações efetivas de instituições de ensino superior afiliadas da entidade em todo o Brasil. Acesse a publicação.

Os relatos foram selecionados por meio de uma chamada pública, e a cerimônia de lançamento ocorreu em novembro, durante o 63º Fórum Nacional da Reitores da Abruem, em Campo Grande (MS).

O evento contou com as participações do reitor da Udesc, Marcus Tomasi, e da pró-reitora de Ensino, Soraia Cristina Tonon da Luz, que integra a Câmara Técnica de Graduação da Abruem, responsável pela iniciativa do livro, e foi uma das organizadoras da obra, além de coautora de um dos artigos.

Evasão

Um dos artigos relacionados à Udesc foi elaborado por professoras, técnicas e alunas do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Chapecó e Pinhalzinho, e aborda estratégias da universidade para evitar a evasão.

Intitulado "Evasão escolar: um fenômeno a ser enfrentado", o artigo tem, como autoras, Cristiane Selle Gubert, Bianca Franz Dalberto, Edlamar Kátia Adamy, Fabiele Müller, Ivete Maroso Krauzer, Itelvina Cavalheiro Cima, Fernanda Fabiana Ledra, Marilene Franceschini, Tania Maria Ascari, Sara Goellner e Gilvania Mascarello. 

O relato de experiência apresenta ações de apoio psicopedagógico para acadêmicos, que podem ser aplicadas para reduzir índices de evasão no ensino superior de forma geral.

O estudo descreve especificamente o Serviço de Apoio Psicopedagógico (Sapes), que foi criado há cinco anos na Udesc Oeste e tem realizado um serviço importante na manutenção dos acadêmicos no centro de ensino. 

Inovação para crianças

O segundo artigo está relacionado ao programa de extensão Esag Kids, desenvolvido desde 2015 no Centro de Ciências da Administração e Socieoconômicas (Esag), em Florianópolis, pelo professor Eduardo Janicsek Jara.

O relato aborda uma oficina sobre empreendedorismo, inovação e educação fiscal realizada pelo programa em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs).

Conforme o resumo, o estudo "vislumbra possibilidades de trabalhar o tema nas escolas, por meio de ações extensionistas, na perspectiva do desenvolvimento da região".   

Intitulado "O ensino de empreendedorismo, inovação e educação fiscal, via extensão universitária, para crianças do ensino fundamental: o caso da parceria Udesc-Uergs", o texto tem, como autores, além do professor Jara, as docentes Martha Kaschny Borges, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), e Zenicléia Angelita Deggerone, da Uergs, e a acadêmica Ana Paula do Espírito Santo Becker.

No artigo, os autores apresentam reflexão sobre o projeto de lei que visa tornar o ensino de empreendedorismo obrigatório em todos os níveis da educação básica e defendem uma compreensão mais ampla do que se pode chamar de atitude empreendedora.

Núcleo Docente Estruturante 

O terceiro artigo, elaborado em parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), descreve o Programa Núcleo Docente Estruturante da Udesc, relatando avanços e desafios ao longo de duas edições.

Intitulado "Programa institucional Núcleo Docente Estruturante (NDE): valorização do ensino de graduação", o texto é de autoria de Soraia Cristina Tonon da Luz, Jadna Lúcia Neves Heinzen, Rita de Cássia Paula Souza, Maristela Mendes e Juciane Rodrigues de Abreu. 

O programa contribui para o fortalecimento da qualidade do ensino com ações educativas, desenvolvidas a partir dos NDEs dos cursos de graduação, desde o momento em que o estudante ingressa na instituição.

As autoras destacam que programas dessa natureza, com um conjunto de ações que repercutem no combate à evasão, "são essenciais não somente por contribuir com o fortalecimento da qualidade do ensino, mas também nos processos avaliativos internos e externos". 

Sobre a obra

Os livros da Câmara Técnica de Graduação da Abruem contribuem, entre outros objetivos, para aprimorar políticas de ensino superior e possibilitar trocas e interações entre as instituições afiliadas.

O primeiro volume, intitulado "Relatos de experiências exitosas das IES: formação do docente do ensino superior, assistência estudantil  e assistência pedagógica", foi lançado em 2017. 

As duas obras foram publicadas pela Editora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Edunioeste).

Mais informações 

Mais informações podem ser obtidas no site da Abruem.

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  • Pró-reitora de Ensino Soraia da Luz (ao centro) participou do lançamento do livro, que tem três artigos sobre iniciativas da Udesc
 
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