Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/05/2019-19h22

Udesc sedia Encontro Internacional sobre Formação no Teatro de Animação de 15 a 20 de maio

Espetáculo "Habite-me" será apresentado no evento. Foto: Paulo Balardim
Convidados de 14 países e cerca de 300 pessoas estarão reunidas na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) nesta semana para debater a formação no Teatro de Animação. O Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis, será a sede do 3º Encontro Internacional sobre Formação no Teatro de Animação, realizado em suas primeiras edições na França e na Romênia.

Conferências, espetáculos, aulas práticas, apresentação de processos criativos e exposição de pesquisas estarão na programação, que reúne convidados do Brasil, Argentina, Bulgária, Canadá, Cuba, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Itália, Polônia, Romênia, Rússia e Senegal.

Entre os espetáculos, a companhia senegalesa Djarama apresenta o espetáculo “Petit Bout de Bois”, o qual lança um olhar sobre as crianças de rua do Senegal; a Cia Teatro Lumbra, de Porto Alegre, realiza uma performance de teatro de sombras contemporâneo; a Cia Laica, de Curitiba, apresenta “Deserto de Pedras – War Children”, que se utiliza de várias linguagens e expressões artísticas para a dramaturgia-encenação; e Chico Simões, de Brasília, apresenta Teatro de Mamulengos (fantoches).

Durante o evento também ocorre a mostra 30 anos de Teatro Lambe-Lambe, com apresentações de 20 espetáculos de caixa de teatro de diversas regiões do país.

As inscrições para participação no Encontro já estão encerradas, contudo a Mostra de Teatro Lambe-Lambe ocorre abertamente na Udesc Ceart e os pôsteres de apresentação de trabalhos científicos estarão em exposição aberta no hall do Bloco Amarelo. Também haverá transmissão ao vivo das conferências pelo canal do Youtube do evento.

Sobre o evento


O evento surgiu como iniciativa da Comissão de Formação Profissional da Unima - Union International de la Marionnette (organização mundial reconhecida pela Unesco), em parceria com diversos artistas-pesquisadores e universidades distribuídas em todo o mundo, como um evento de pesquisa e compartilhamento sobre a arte da animação, suas especificidades no contexto contemporâneo e reflexão sobre suas pedagogias e filosofias de formação.

Depois de ter discutido em 2015 na França a definição de Teatro de Animação, e, em 2017 na Romênia a pedagogia e as ligações entre teatro tradicional e contemporâneo (com a participação de representantes de mais de 10 países), o terceiro encontro, é organizado pela Udesc (por meio do programa de extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense) em parceria com a Comissão de Formação Profissional da Unima, em colaboração com outras universidades brasileiras.

“A Udesc é uma Universidade de referência para aqueles interessados em pesquisar sobre a animação, pois já em 1987, com a disciplina Laboratório de Pesquisa Dramática, sensibilizava-se com o ensino dos recursos dessa arte, abrindo possibilidades de experimentação e inclusão de novas formas de expressão cênica”, afirma o professor e coorPaulo Balardim. Hoje são três disciplinas práticas oferecidas no curso de Licenciatura em Teatro: Teatro de Máscaras, Teatro de Bonecos e Teatro de Sombras.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h