Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/04/2019-19h40

Udesc sedia evento do Fórum Latino-Americano de Educação Musical

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe na próxima segunda, 15, o Fórum Latino-Americano de Educação Musical (Fladem). O evento nacional acontecerá em todo o Brasil e o Centro de Artes (Ceart) da Udesc sediará a edição de Santa Catarina.

Durante o evento serão realizadas cinco atividades: lançamento de livro, minicurso e palestra, roda de conversa e apresentação musical do Núcleo de Flautas Doce da Udesc. Confira aqui a programação completa.

As atividades começam às 15h30, o professor Resende realiza a palestra “Educação Musical, Democracia e Práticas Emancipatórias: perspectivas e abordagens”, com participação da professora do Departamento de Música (DMU) Viviane Beineke, como debatedora. A partir das 16h30 a equipe organizadora do evento realiza uma roda de conversa sobre o Fladem, apresentando o Fórum e introduzindo o público ao debate nacional.

Logo em seguida, às 17h30 inicia-se o lançamento do livro “Mão no pé, mão na mão, mão na testa, mão no chão”, da flautista e pesquisadora Fernanda Sousa, que aborda o pensamento musical infantil, com foco no que se refere aos processos criativos e de aprendizagem musical estabelecidos pelas crianças na prática dos jogos de mãos.

A autora afirma que as crianças têm plena consciência dos processos que se estabelecem durante a prática de jogos como adoleta, por meio dos quais elas também sabem que estão aprendendo umas com as outras e sentem uma imensa alegria ao ensinar. Foi assim também na pesquisa para o livro, ao longo da qual as crianças demonstraram interesse em colaborar e compartilhar seu conhecimento.

E para finalizar o dia o evento apresenta o minicurso do professor Glauber Resende, às 19h sobre o seguinte tema: "Pesquisa baseada nas artes ABR - um olhar latino-americano". O minicurso abordará a prática da pesquisa artística utilizando as técnicas ABR, que consiste no uso de diferentes formas de expressões artísticas para o entendimento de experiências científicas. A atividade pretende partir de práticas performáticas e entender como lançar um olhar latino-americano sobre os fazeres artísticos.

Conheça mais sobre o Fladem

O Fórum Latino-americano de Educação Musical (Fladem) foi fundado em 1995 e é uma instituição autônoma que engloba educadores musicais de 18 países da América Latina. Juntos buscam promover o fortalecimento e a valorização de suas práticas pedagógicas.

O Fladem é um fórum independente em busca de espaços que propiciem aos educadores musicais a reflexão sobre modelos educacionais diferentes dos utilizados na Europa e na América do Norte. Dessa maneira gera a valorização da realidade sociopolítica-cultural dos países que o compõem.

Mais informações no site do Fórum.

Atualização: 15 de abril de 2019 - 13h26

Serviço:

O QUÊ: II Jornada Fladem Brasil – Educação Musical, Democracia e Práticas Emancipatórias: Perspectivas e Abordagens.
QUANDO: 15 de abril, das 15h30 às 19h.
ONDE: Udesc Ceart - Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h