Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/09/2020-16h21

Visibilidade lésbica é tema de mostra cinematográfica de projeto da Udesc

Exibições acontecem online por meio da organização do projeto Cineclube Presença

Imagem: Divulgação.
O mês da visibilidade lésbica é celebrado em agosto, porém as atividades promovidas pelo Cineclube Presença, projeto integrante do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), seguem com programação. Nesta quinta-feira (3) mais um curta será apresentado, no ciclo de mostras. “Para Costurar Folhas Secas”, de Day Rodrigues é o filme escolhido, para a sessão, a partir das 17h.

O curta, que será exibido nesta quinta, conta pela voz da protagonista o fim de um ciclo vivido por duas jovens negras e lésbicas, que durante um passeio pela cidade de São Paulo, entre o presente e suas memórias, caminham lado a lado, visitando detalhes e lembranças do relacionamento entre elas.

Atividades online

Para dar continuidade às atividades durante a pandemia o Cineclube Presença está realizando ciclos online, e cada um segue um tema específico. “Cineclube em tempos de pandemia” é o nome dado às ações, que por períodos realiza ciclos temáticos. “Vidas Negras Importam” foi o tema do mês de julho. O objetivo da ação é continuar reunindo estudantes e a comunidade para problematizar os assuntos, por meio de debates após as sessões.

Próxima sessão

A próxima exibição do ciclo “Visibilidade Lésbica” acontecerá no dia 17 de setembro, às 17h, com o filme “Yacunã Tuxá - Mulher indígena, sapatão e artista em Salvador”, uma fotorreportagem produzida por Raquel Franco, para o Laboratório de Fotografia da UFBA, de 201 e que teve orientação do professor Rodrigo Rossoni.

O curta apresenta Yacunã, uma artista indígena pertencente ao povo Tuxá do município de Rodelas, no norte da Bahia. O vídeo mostra a arte de Yacunã, que propõe um diálogo com a capital baiana em um processo de descolonização do imaginário que foi construído sobre os povos indígenas no Brasil. 

Serviço

O que: ciclo “Visibilidade Lésbica”, do Cineclube Presença.
Sessão 1: exibição do curta “Para Costurar Folhas Secas”.
Data e hora: 3 de setembro, às 17h.
Sessão 2: exibição da fotorreportagem “Yacunã Tuxá - Mulher indígena, sapatão e artista em Salvador”.
Data e hora: 17 de setembro, às 17h
Onde: ambos os curtas serão exibidos por meio do perfil do Cineclube Presença no Facebook

Conheça mais sobre o trabalho do Cineclube por meio do Instagram

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h