Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/05/2021-11h29

Você é novo na Udesc Ceart? Fique atento sobre como iniciar suas aulas online

Ilustração: Pixabay|HaticeEROL
Se você é um novo aluno ou nova aluna do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) deve estar cheio(a) de curiosidade e muitas dúvidas em relação ao ensino remoto, que nada mais é do que a aula online. Por isso, preparamos um material para te auxiliar e tentar sanar algumas das questões nessa nova fase da sua vida. Antes de tudo: seja muito bem-vindo e bem-vinda à Udesc!

Como você sabe estamos, desde 2020, vivendo numa situação pandêmica por conta da COVID-19, aspecto esse que transformou diversas atividades do dia a dia no mundo inteiro, e entre elas está o ensino. A forma de educar tem passado por diversas experiências e novos desafios, o que na Udesc não foi diferente.

Atualmente, o ensino está dividido entre atividades síncronas e assíncronas. Mas o que são? É bem simples! As atividades síncronas, são as que são desenvolvidas em tempo real, entre você e o professor, como nas aulas presenciais, mas desta vez, por meio de alguma ferramenta online (aplicativos), usada por meio de algum dispositivo (computador, tablet ou celular). As atividades assíncronas, são as atividades que não acontecem ao mesmo tempo, mas que fazem parte do plano de trabalho do professor e da disciplina. Cabe ao professor determinar os trabalhos e a forma de como eles serão desenvolvidos.

Ferramentas usadas na UDESC
Para conseguir colocar todas as atividades na prática, a Udesc adotou algumas ferramentas para acompanhamento das aulas. As plataformas mais utilizadas pela universidade são: o Moodle e o Microsoft Teams. Ambos são acessadas pela chamada ID Udesc, que nada mais é do que uma identidade que você precisa utilizar na instituição, para acessar essas e outras plataformas virtuais da instituição e participar de diversas atividades.

Como crias a sua ID UDESC?
O primeiro passo para cadastrá-la é acessar a página id.udesc.br. Ali você vai em primeiro acesso e partir dali registrar uma senha e ativar o seu e-mail institucional (ex: nome@udesc.br). Tanto a senha da ID Udesc quanto do e-mail são essenciais para participar de tudo o que falamos acima.

A ID Udesc também vai te dar o acesso ao Sistema de Gestão Acadêmica (Siga). Mas o que é? O Siga é o responsável por diversos processos e informações da sua vida acadêmica. É por meio dele que são feitas as rematrículas, as validações de disciplinas e a emissão de documentos. Além disso, suas notas são disponibilizadas nele.

Tutorial do Moodle
Por meio da Direção de Ensino de Graduação (DEG) da Udesc Ceart foi criado um tutorial em vídeo para o acesso ao Moodle. O objetivo é auxiliar quem tem pouca familiaridade com a plataforma e ainda quem esteja com dúvidas ao acesso às aulas não presenciais e de operacionalização dela. Assista ao vídeo abaixo e o acesse também no Canal do Ceart no YouTube  e no IGTV do Instagram do centro.

Portal do Calouro
Ainda para auxiliar você na jornada acadêmica que está apenas começando, a Udesc reune informações relevantes aos calouros e às calouras no Portal do Calouro. Nele estão contidas perguntas e respostas, calendário acadêmico, informações sobre as aulas remotas e outros assuntos importantes para você.

No portal da Udesc Ceart há informações específicas do centro na página da DEG e da Secretaria de Ensino de Graduação.

Acesse a relação das disciplinas ministradas na Udesc Ceart (procure a do seu curso - semestre 2021/1) e outros informes. As informações estão divididas por curso. Nesta sessão estão indicadas a plataforma que o professor utilizará, quais as atividades síncronas e assíncronas, além do   contato do professor e outras informações do cronograma das aulas. 

Se você precisar de mais informações entre em contato:
- Departamento de Artes Cênicas: dac.udesc@gmail.com
- Departamento de Artes Visuais: dav.ceart@udesc.br
- Departamento de Design: design.ceart@udesc.br
- Departamento de Moda: moda.udesc.ceart@gmail.com
- Departamento de Música: dmu.ceart@udesc.br
- Secretaria de Ensino de Graduação: seceg.ceart@udesc.br

Sobre as demais atividades remotas você obtém mais informações neste link



Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h