Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/04/2019-15h29

Workshop gratuito de cajón ocorre na Udesc com o artista Rodrigo Campos

Legenda
Direcionado para estudantes e professores de música, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove um workshop de Cajón no dia 11 de abril, às 15h30, na sala básica 7 do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Artes (Ceart).

Aberta à participação da comunidade, o workshop está vinculado à disciplina “Grupos Musicais Percussão I, III e V”, ministrada pelo professor Rodrigo Velho do Departamento de Música (DMU). A atividade consiste na confecção de Cajóns, instrumento de percussão peruano. A iniciativa é realizada com o Grupo de Pesquisa "musicAR: Artisticidade, Cultura, Educação Musical" na Udesc Ceart.

O ministrante, Rodrigo Campos, abordará atividades práticas e teóricas do cajón afro peruano e do flamenco, passando pelo contexto histórico, as origens, as diferenças e as abordagens técnicas de execução e confecção do instrumento. O workshop dará seguimento às atividades que são desenvolvidas na disciplina de percussão do Departamento de Música (DMU), porém é aberta a todos que estiverem interessados em participar. Não necessita de inscrição prévia e os participantes que possuem um cajón podem levá-lo para a oficina.

Sobre o ministrante

O músico natural de Araranguá, Santa Catarina, teve seu início na música aos 13 anos de idade e se especializou em instrumentos de percussão. Durante sua formação participou de cursos pelo Brasil e exterior, incluindo o conservatório Souza Lima em São Paulo (SP).

Tocou com diferentes artistas nacionais como Kleiton e Kledir, Sascha Ambak, entre outros nomes. Participou em 2011, no Peru, do IV Festival de Cajón Peruano sendo um dos dois únicos músicos brasileiros a serem convidados. Em 2018 estudou percussão flamenca na Espanha e atualmente mora em Florianópolis onde realiza, entre outras atividades, oficinas de percussão e percepção rítmica, aulas de musicalização infantil, pesquisas e estudos sobre o Cajón.

Serviço

O QUÊ: Workshop de Cajón com o músico Rodrigo Campos.
QUANDO: Dia 11 de abril de 2019, a partir das 15h30.
ONDE: Sala Básica 7 no Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Bairro Itacorubi, Florianópolis, SC.
QUANTO: Atividade gratuita e aberta ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h