O Departamento de Música possui oito Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, certificados pela UDESC.
Acesse as páginas de cada grupo:
RESUMOS
O grupo de pesquisa Educação Musical e Formação Docente, fundado em 2004, tem como objetivos ampliar as pesquisas nas áreas de formação e profissionalização do professor de música, bem como os estudos internacionais, comparativos e transculturais na área de educação musical. Nesse espaço desenvolvem-se investigações em educação musical com foco na formação e atuação docente, privilegiando temas como prática pedagógica, conhecimento e desenvolvimento profissional, estágios de ensino e processos de aprender a ensinar, práticas musicais escolares e estudos internacionais e transculturais. Orientações teóricas e metodológicas diversas fundamentam e enriquecem esse campo em estudo.
Líder: Teresa Mateiro
O INVENTA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical, iniciado em 2019, tem como finalidade consolidar um espaço de produção de conhecimento que articula a educação musical enquanto campo de pesquisa, formação e prática. As pesquisas do grupo enfatizam diálogos da educação musical com os estudos da infância e da aprendizagem criativa, subsidiando a construção de referenciais teóricos e metodológicos para a educação musical com crianças em diferentes contextos, formais e informais, bem como a formação de professores para atuar no âmbito do ensino de música na escola básica e em outros contextos.
Líder: Viviane Beineke
O mei - grupo de pesquisa música, educação, infância, tem como objetivo realizar estudos e investigações no campo da educação musical, nas suas articulações com a educação e com os estudos sociais da infância, no intuito de promover reflexões acerca dos contextos diversos de prática e aprendizagem da música, nos quais crianças, adolescentes, jovens e adultos estejam envolvidos. Como espaço público de estudos, investigações e compartilhamento de conhecimento e saberes o mei acolhe estudantes de pós-graduação e da graduação, pesquisadores, professores e especialistas da educação musical e de todas as áreas que dialogam com esse campo do conhecimento.
Líder: Sandra Mara da Cunha
O grupo de pesquisa Música, Cultura e Sociedade (MUSICS), formado em março de 2004, integra pesquisadores que desenvolvem pesquisa sobre música tanto em seus aspectos estruturais quanto em seus nexos culturais e históricos. A produção do grupo é centrada nos estudos de musicologia analítica, na criação de composições originais e na interpretação musical de repertórios relacionados aos projetos de pesquisa. Há também trabalhos na musicologia geral, principalmente a histórica e a etnomusicológica. O grupo integra estudantes de pós-graduação e de graduação em atividades de pesquisa e, dentre suas atividades, estão seminários realizados por convidados e promovidos pelo próprio grupo, onde professores e estudantes apresentam e discutem temas diversos.
Líderes: Acácio Piedade e Marcos Holler
O Grupo de Pesquisa MUSE - Música e Educação, em atividade desde 2004, tem como principal objetivo desenvolver atividades de pesquisa relacionadas ao ensino de música nos mais diversos contextos. A música na educação formal, informal, e não formal faz parte do universo investigativo deste grupo de pesquisa. As ações do grupo estão dirigidas para diversas modalidades de pesquisa, abrangendo, também, ações de extensão e atividades de ensino. Além das atividades específicas de cada núcleo de trabalho e de cada pesquisa em andamento, o grupo mantém uma discussão permanente entre os seus membros através de reuniões presenciais e virtuais. O Grupo MUSE realizou pesquisa sobre a formação do professor de música no Brasil (2008 - 2013), através de projeto aprovado pelo Observatório da Educação (CAPES/ INEP/SECAD). Destaca-se também a publicação do livro The preparation of music teachers: a global perspective, organizado pelos professores Sérgio L. F. Figueiredo, José Soares e Regina F. Schambeck (Editora da ANPPOM, 2015).
Líderes: Regina Finck Schambeck e Sérgio Figueiredo
Descrição:
Líder: Vânia Beatriz Müller
O grupo de pesquisa Processos Músico-Instrumentais – PROMUSI, em atividade desde 2000, desenvolve atividades relacionadas às articulações entre processos criativos e interpretativos, tanto teóricos quanto práticos. Este grupo é responsável, também, pela execução de Programas de Extensão que envolvem piano, violão, flauta doce e música contemporânea, realizando diversas atividades que integram estudantes da pós-graduação e da graduação. A diversidade de pesquisas e projetos artísticos desenvolvidos pelos integrantes do PROMUSI é uma das marcas do grupo, o que reflete a articulação entre as áreas de interesse de seus membros: composição, interpretação, musicologia, teoria e análise musical.
Líderes: Maria Bernardete Castelán Póvoas e Guilherme Sauerbronn de Barros
Resultados e impacto de projetos culturais
O grupo de pesquisa tem por objetivo desenvolver pesquisas que evidenciam os resultados alcançados com projetos sociais e de cultura, de forma a trazer parâmetros que auxiliem iniciativas futuras, com menor incidência de erros e aumentando as chances de sucesso. Num primeiro momento, serão trazidos exemplos de projetos realizados dentro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Como área de desenvolvimento, busca desenvolver ferramenta de mensuração de impacto e eficiência desses projetos por meio de parcerias com setor privado e público.
Líder: Thais Lopes Nicolau