O PPGMUS convida para as aulas inaugurais do Curso de Doutorado em Música e recepção aos calouros dos Cursos de Mestrado e Doutorado.
Infinito, mônadas e forma musical: Adorno à escuta do Quarteto, opus 3 de Berg e Moisés e Arão, de Schoenberg
Trata-se de discutir as interpretações fornecidas por Adorno a duas das mais significativas peças da Segunda Escola de Viena levando em conta como construções musicais indicam soluções para problemas filosóficos e para a orientação de dimensões da crítica social. Veremos como a categoria de infinito é dispositivo maior nesta estratégia híbrida que caracteriza o pensamento musical de Theodor Adorno.
Após a palestra, será lançado o livro "Dar corpo ao impossível: O sentido da dialética a partir de Theodor Adorno", de Vladimir Safatle (Editora Autêntica, 2019).
Data: 07 de agosto 2019
Horário: 18 horas
Local: Auditório do Bloco Amarelo (CEART)
ATIVIDADE GRATUITA E ABERTA AO PÚBLICO EXTERNO
VLADIMIR SAFATLE
Vladimir Safatle é professor do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). Foi professor-convidado das universidades de Paris VII, Paris VIII, Toulouse e Louvain, visiting scholar da Universidade da California – Berkeley e fellow do Stellenbosch Institute of Advanced Studies (África do Sul). Também é um dos coordenadores do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip/USP), além de membro do conselho diretivo da International Society of Psychoanalysis and Philosophy (ISPP-SIPP). É autor de, entre outros, O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo (Autêntica, 2016), Introdução a Jacques Lacan (Autêntica, 2017), Grande Hotel Abismo: por uma reconstrução da teoria do reconhecimento (Martins Fontes, 2012, versão em inglês pela Leuven University Press, 2016) e A paixão do negativo: Lacan e a dialética (Unesp, 2006, versão em francês pela Georg Olms Verlag, 2010).