PIANO EM FOCO e PPGMUS promovem o Recital “Entre Cordes” com o violoncelista William Teixeira e violonista Rafael Pedrosa. O Recital faz parte do Projeto Intercâmbio que prevê a integração entre músicos de instituições brasileiras e estrangeiras, na oportunidade com a participação dos músicos professores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, Rafael Salgado e William Teixeira, ambos com carreira consolidada no Brasil e exterior. O Programa de Pós-Graduação em Música, mais uma vez se une à Extensão, Programa Piano em Foco, com vistas a oportunizar permanentes atividades culturais à comunidade em geral.
No programa do Recital Intercâmbio serão apresentadas obras contrastantes para violão solo, violoncelo solo e para duo violão/violoncelo, destacando a música brasileira dos séculos XX e XXI com Villa-Lobos, Roberto Vitório e Sílvio Ferraz, em
contraste com compositor do século XIX, Burgmüller.
PROGRAMA
. H. Villa Lobos (1887-1959)
- Prelúdios Nº01, Nº03 e Nº04
Rafael Salgado - Violão
. Silvio Ferraz (1959-)
- Segundo Responsório: Procissão
. Roberto Victório (1959-)
- Chronos III
William Teixeira – Cello
. Friedrich Burgmüller (1806-1874)
- Nocturno Nº01
. Roberto Victório (1959-)
- Na-Yucat VI
. H. Villa-Lobos (1887-1959)
- Bachianas Brasileiras 5: Prelúdio
Duo Entrecordes
Rafael Salgado - Violão
William Teixeira - Cello
Rafael Salgado, Violão – Técnico-Músico na UFMS desde 2008, Doutorando em Música pela UDESC – SC, Mestre em Música pela UNESP, Bacharel em Violão e Licenciado em Música pela Fac-FITO – SP. Estudou violão com Marcelo Fernandes e Edelton Gloeden. Participou de diversos festivais pelo país como Festival de Violão de Guaratinguetá – SP (1998 e 2000), Festival de Música de Ourinhos – SP (2002, 2003), Festival Internacional de Violão em Osasco (1999) entre outros, participando ativamente em diversos masterclasses com inúmeros violonistas nacionais e internacionais. Desde 2010 integra o Quarteto Toccata de Violões, e em
novembro do mesmo ano o grupo realizou sua primeira apresentação acompanhado por uma Orquestra, executando o concerto para 4 violinos em Si-menor de A. Vivaldi (RV 580 - transcrição Quarteto Toccata) juntamente com a Sinfônica de Campo Grande no festival “Encontro com a Música Clássica”, neste mesmo mês foi o ganhador do concurso “Prêmio Campo Grande de Música de Concerto – 2010”, categoria música de câmara. Realizou diversos concertos passando pelas principais cidades de Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. No ano de 2012 gravou uma faixa no CD “Descendo o Sarrafo” que resgatou as obras do pernambucano Amintas José da Costa, o “Sarrafo”, este álbum foi patrocinado pelo programa Petrobrás Cultural, e foi um dos indicados ao Prêmio da Música Brasileira no ano de 2013. No mesmo ano de 2013 foi um dos grupos selecionados para participar do projeto “Violão no MASP” que é uma das séries mais importantes dedicadas ao Violão de concerto no Brasil, realizado no Museu de Artes de São Paulo – MASP. Em 2016 iniciou o projeto “Paisagens Brasileiras” promovendo a criação de repertório inédito para a formação. Em 2019 o Quarteto realizou uma série de concertos na cidade de Assunção no Paraguai e também foi premiado na primeira colocação (em sua categoria) no edital de seleção de atrações para o espaço Cultural BNDES no RJ.
Wiliam Teixeira, Violoncelo. William Teixeira é Professor Adjunto no Curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 2016. Atuou como pesquisador visitante na Universidade de Harvard (Fulbright Junior Faculty 2022/2023) e no IRCAM (ERC-CONFAP-FUNDECT 2023). É Bacharel em música com habilitação em violoncelo pela UNESP (2012) e completou seus estudos de Pós-Graduação sob a orientação do compositor Silvio Ferraz, sendo bolsista FAPESP. Obteve os títulos de Mestre em música pela UNICAMP (2014) e Doutor em música pela USP (2017), realizando estágios de pesquisa na Paul Sacher Stiftung (Suíça) e na Akademie der Künste, Berlim (Alemanha). Prosseguiu sua formação por meio de Pós-Doutorado em Filosofia na PUC-RS, concentrando-se na pesquisa sobre filosofia analítica da arte. Iniciou seus estudos de violoncelo em Rio Claro/SP com o professor Francisco Paes, continuando com Eduardo Bello e Rodrigo Andrade, até se tornar discípulo de André Micheletti. Aprofundou sua formação por meio de masterclasses com os professores Hans Jensen, Gaetano Nasillo e Xavier Gagnepain. Foi selecionado pelo Instituto Goethe para seu programa de mentoria em música contemporânea com o Ensemble Modern (Alemanha), onde teve aulas com Michael Maria Kasper. Dedica-se ao diálogo entre a Música Antiga e a Contemporânea, estreando dezenas de obras de compositores brasileiros de várias gerações. Atua como solista frente a diversos grupos, incluindo a Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Orquestra de Câmara da USP, USP-Filarmônica, entre outras orquestras e grupos de câmara.
O quê: Recital “Entrecordes”, cello e violão
Quando: 05 de junho, quinta-feira, às 19h30
Onde: Auditório Ione Urbano Sant’Anna (DMU)
Av. Madre Benvenuta N. 1907, Itacorubi, Florianópolis
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.




