Com a parceria, Universidade pretende realizar a compra e doação de bens e materiais para escolas
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Ministério Público (MP), por meio da 25ª Promotoria de Justiça da Capital (25PJ), juntamente com a Secretaria de Estado da Educação (SED), celebraram um acordo de cooperação técnica que beneficiará escolas estaduais da Grande Florianópolis.
O termo de cooperação entre as três instituições estabelece a parceria para a implementação de ações conjuntas que possibilitem a aquisição de bens, materiais escolares e demais itens necessários para garantir a infraestrutura adequada das escolas.
Uma reunião no dia 22 de novembro, entre o reitor da Udesc, José Fernando Fragalli, a vice-reitora, Clerilei Aparecida Bier, o promotor de justiça Marcelo Brito de Araújo e a coordenadora regional de educação da Grande Florianópolis, Lilian Sandin Boeing, representando a Secretaria de Estado da Educação, oficializou a parceria entre as instituições.
A previsão é de que aproximadamente 5 mil livros e 100 projetores novos sejam repassados à SED para encaminhamento às escolas. A Udesc também havia previsto inicialmente a compra de materiais esportivos, porém devido ao calendário de compras destes materiais, não poderão ser viabilizados neste ano.
A iniciativa se dá por meio de excedente orçamentário da universidade no exercício do ano de 2024, e tendo em vista a vigência do acordo de cooperação técnica por cinco anos, novas compras e doações poderão vir a ser realizadas em 2025.
"Este acordo é de extrema relevância estratégica, pois busca contribuir para a estruturação das escolas, assegurando que seus alunos tenham acesso a uma infraestrutura de excelência no ensino médio. Nosso objetivo é garantir que esses estudantes – potenciais futuros ingressantes na Udesc – recebam uma formação sólida que os prepare não apenas para os desafios do ensino superior, mas também para contribuir com o desenvolvimento sustentável do estado de Santa Catarina ”, afirma a vice-reitora Clerirei Bier.
De acordo com o promotor Marcelo Brito de Araújo, a cooperação permitirá o auxílio às melhorias de aspectos pedagógicos e estruturais das escolas vinculadas. O investimento, ainda segundo o promotor, ressalta o compromisso da Udesc com a sociedade catarinense e contribui com os futuros estudantes da instituição.
Parte dos repasses está relacionado com o fornecimento de recursos tecnológicos. Para a SED o repasse de bens às unidades escolares é uma oportunidade para a modernização da educação, em Santa Catarina.
Na justificativa apresentada pela SED, a secretaria ressalta, ainda, outros benefícios que serão proporcionados pelo acordo, como a democratização do acesso à tecnologia, personalização do ensino, desenvolvimento de habilidades, melhoria da qualidade do ensino, motivação aos estudantes, fortalecimento da formação continuada de professores, para a atualização de práticas pedagógicas, assim como o alinhamento às diretrizes curriculares nacionais.
Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934
*Notícia atualizada em 12/12/2024, às 17h59.