Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

31/10/2018-17h37

Alunos, professores e equipe da Udesc Ibirama participam de torneio de robótica

Evento foi realizado em Rio do Sul - Fotos: Divulgação
Estudantes, professores e uma equipe de jovens ligada ao Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, participaram do Torneio de Robótica First Lego League neste mês, em Rio do Sul.

O centro marcou presença na competição com uma equipe de crianças e adolescentes vinculada ao programa de extensão Laboratório de Robótica (Labot).

A Udesc Ibirama Cosmobots obteve a 12ª colocação no Desafio da Arena, dentre 49 times inscritos, e houve a participação de docentes e acadêmicos como juízes.

Ligado a um programa internacional de exploração científica, o Torneio de Robótica First Lego League mobiliza equipes de jovens com 9 a 16 anos, lideradas por dois técnicos adultos, que são desafiadas a identificar e propor soluções para problemas reais, construindo e programando robôs autônomos.

As competições seguem uma temática anual, baseada em um assunto científico do cotidiano – a da atual temporada é "Into Orbit". No Brasil, foram realizados ao todo dez  encontros, em diferentes estados, e a instituição promotora é o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Segundo o Sesi, a participação "fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando os jovens a seguir carreira nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, além de fomentar o trabalho colaborativo e contribuir para a elevação da proficiência dos alunos em matemática e ciências".

Equipe Udesc Ibirama Cosmobots 

A equipe Udesc Ibirama Cosmobots foi composta por cinco jovens (Rodney Cavilia Cechelero, Mateus Bento Zandonai, Mario Filipe Inocêncio Espíndola, Lucas Antonio Olimpio Becker e Carlos Eduardo Weber), liderados pelos estudantes bolsistas Rodrigo Valle e Leonardo Steinke.

Já a comissão julgadora contou com 15 integrantes ligados ao centro de ensino: os professores Paulo Roberto Farah e Marcelo de Souza, do Departamento de Engenharia de Software, e os estudantes Adriano Henrique dos Santos, Alessandra Andreia Machado, Cristiano Arruda Flores, Guilherme Rafael Deschamps, Gustavo de Carvalho Santos, Gustavo Henrique Jung, Jéssica Bernardi Petersen, Leonardo Tadeu Jaques Steinke, Robson de Jesus, Rodrigo Valle, Rudney Dolla, Vilson de Deus Correa Junior e Willeson Thomas da Silva.

Mais informações

Coordenado pelo professor Paulo Farah, o Labot ensina programação de software e robótica para docentes e jovens do ensino fundamental, médio e técnico do Alto Vale do Itajaí por meio de estratégias lúdicas e práticas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3357-8484 e pelo e-mail paulo.farah@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Equipe do Laboratório de Robótica competiu no evento, que teve também docentes e estudantes da Udesc Ibirama como juízes
  • Equipe Udesc Ibirama Cosmobots
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h