Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

23/09/2019-15h42

Alunos e servidores podem inscrever ações na 3ª Semana Udesc Lixo Zero

Cadastro das ações e eventos pela comunidade acadêmica deve ser feito no site da semana. Arte: divulgação
De 21 a 25 de outubro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará a 3ª Semana Udesc Lixo Zero nos centros de ensino e na Reitoria. Professores, técnicos e alunos da instituição estão convidados a desenvolver ações relacionadas ao tema para integrar o evento, que é resultado da parceria do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) com o programa Udesc Sustentável.

As ações devem abranger o tema “Resíduos: a questão dos plásticos, dos resíduos industriais, dos resíduos na construção civil, dos resíduos domésticos e dos resíduos no ambiente de trabalho”. 

A semana destaca a importância da redução na geração de resíduos e do aproveitamento na reciclagem e na forma orgânica. A orientação é destiná-los para associações de coletores de materiais recicláveis e compostagem, respectivamente.

O objetivo é mobilizar o maior número de pessoas em prol da responsabilidade socioambiental. De acordo com o coordenador do evento, o técnico universitário Marcelo Cardoso, os alunos e servidores da Udesc são partes essenciais na construção coletiva da programação, por meio do cadastro de ações e eventos relacionados ao tema. 

O que você pode fazer:
  • Visitas técnicas
  • Apresentação de trabalho científico
  • Palestras
  • Projetos ambientais
  • Apresentações de vídeos/filmes
  • Apresentações artísticas
  • Ações de limpeza
  • Rodas de conversas sobre um tema ligado a "resíduos"
Cadastro no site

Qualquer aluno, técnico ou professor da Udesc pode criar uma ação ou evento ligado ao tema para integrar o cronograma de atividades da semana. Todas as ações precisam ser cadastradas via formulário virtual, até 18 de outubro, de forma a possibilitar a divulgação dos eventos e a geração de estatísticas, até 18 de outubro.

Mais de 100 ações foram realizadas nas últimas duas edições da semana na Udesc, que assumiu o desafio de se tornar uma Universidade Lixo Zero até 2022. Ou seja, desviar do aterro, incineração e ou meio ambiente 90% de todos os resíduos gerados em seus campi, fazendo a destinação final ambientalmente adequada. 

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no site da Semana Lixo Zero Udesc e em contato com os representantes do evento em cada centro.

Siga as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente sua conta de e-mail, o Office 365 e o Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Cadastro das ações e eventos pela comunidada acadêmica deve ser feito no site da semana
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h