Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

19/11/2021-19h26

Atletas de badminton da Udesc Alto Vale são destaque em campeonato brasileiro

Ibad foi quinto melhor clube na competição nacional - Fotos: Divulgação
Atletas do Ibirama Badminton (Ibad), projeto do Centro de Educação Superior do Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foram destaque no Campeonato Brasileiro Interclubes de Badminton, realizado entre 11 e 14 de novembro em Aracajú.

Dentre os resultados obtidos, atletas da equipe conquistaram títulos nacionais em duas categorias e garantiram vaga para o campeonato sul-americano. As conquistas consagraram o clube como o quinto melhor na competição.

Ao todo, o Ibad participou com 11 atletas e conquistou 11 medalhas, sendo duas de ouro, duas de prata e sete de bronze.

Os resultados das partidas podem ser acessados no site e os vídeos dos jogos dos atletas do Ibirama Badminton estão disponíveis no Instagram do Ibad.

O evento foi o primeiro campeonato brasileiro da modalidade após o início da pandemia. Cerca de 400 atletas, de 53 clubes de 14 estados, participaram das disputas.

Campeões brasileiros

Além de ser a melhor participação histórica do clube em competições nacionais, a equipe teve, pela primeira vez, um atleta campeão brasileiro na sua categoria: Caio Schoeffel, no Simples Masculino Sub11. A final foi disputada com outro atleta do Ibad: Arthur Luis Mohr, que foi vice-campeão.

O clube de Ibirama teve ainda uma dupla campeão brasileira: Caio Schoeffel e Laís Siewert Fossa, na Dupla Mista Sub11.

Outro destaque foi a Dupla Mista Sub17, formada por Gabriel Zink e Luísa Bueno da Rocha, que foram vicecampeões e conquistaram vaga para o Campeonato Sul-americano de Badminton, a ser disputado em dezembro, em Joinville.

Confira os resultados obtidos pela equipe:

1º Lugar – Simples Masculino Sub11 – Caio Schoeffel
2º Lugar – Simples Masculino Sub11 – Arthur Luís Mohr
1º Lugar – Dupla Mista Sub11 – Caio Schoeffel / Laís Siewert Fossa
3º Lugar – Dupla Mista Sub11 – Arthur Luís Mohr / Maria Geovanna Santana Branco (PE)
3º Lugar – Dupla Fem. Sub11 – Laís Siewert Fossa / Maria Geovanna Santana Branco (PE)
3º Lugar – Dupla Masc. Sub15 – Mateus Misturini Rei de Jesus / Hiarley Santana Branco (PE)
2º Lugar – Dupla Mista Sub17 – Gabriel Zink / Luísa Bueno da Rocha
3º Lugar – Dupla Masc. Sub17 – Gabriel Zink / Vinícius Ribeiro (AMOB)
3º Lugar – Simples Feminino Sub19 – Natalya Treitinger Geisler
3º Lugar – Dupla Fem. Sub19 - Natalya Treitinger Geisler / Jhéssica da Silva (RS)
3º Lugar – Dupla Masc. Principal B – Carlos Alexandre Selbmann / Rodrigo Condessa (BBC)

Também representaram o clube no evento os atletas Nathan Testoni Chiarelli, Lucas Olímpio Becker e Mariana Camiña Reinicke. Segundo o treinador da equipe, o professor Pablo Schoeffel, da Udesc Alto Vale, "Todos chegaram às quartas-de-finais e fizeram jogos disputados na disputa por medalhas".

Quinto melhor clube do País

"Todos os atletas estão de parabéns. Além dos expressivos resultados individuais na competição, o Ibirama Badminton foi o quinto melhor clube do País, dentre 53 participantes", destaca Schoeffel. "Essa colocação é bastante expressiva para uma entidade relativamente nova, de um município pequeno do interior do Estado."

Ainda em Aracajú, o clube recebeu o convite para a atleta Natalya Treintinger Geisler integrar a Seleção Brasileira Sub19 que disputará o campeonato sul-americano por equipes. "Esse também é um fato inédito para o clube e um orgulho", afirma o treinador.

No evento, Natalya conquistou o terceiro lugar tanto na modalidade individual quanto na dupla mista Sub19, mesmo tendo sofrido uma pequena lesão em sua primeira semifinal.

Dedicação

Para Schoeffel, os resultados foram excepcionais e são resultado de muita dedicação. "Os atletas de rendimento do clube praticamente não pararam de treinar nesses quase dois anos de pandemia, mesmo sem competições. E, o mais importante, além dos resultados, é a evolução técnica, física e mental, aumentando substancialmente a qualidade e se igualando ou aproximando cada vez mais dos melhores do País. Isso mostra que estamos no caminho certo e nos incentiva a continuar, sempre melhorando.”

As aulas e treinamentos do Ibad ocorrem diariamente, de forma gratuita, nos períodos vespertino (no Colégio Hamônia) e noturno (na EEB Eliseu Guilherme).

As atividades iniciaram em um projeto de extensão da Udesc Vale e, atualmente, têm apoio da Prefeitura de Ibirama do e Consórcio Empresarial Salto Pilão (Cesap).

Os atletas participantes registraram seus agradecimentos especiais aos patrocinadores, apoiadores, familiares e diretores do Ibad, em especial aos treinadores Pablo Schoeffel e Carlos Alexandre Selbmann, ao preparador físico Lucas Prim, ao Centro de Treinamento Diego Silva e à nutricionista Sarita Reinicke, do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) .

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ibiramabadminton@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ibad foi quinto melhor clube na competição nacional
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h