Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

03/05/2019-11h54

Câmara de Vereadores de Ibirama repudia corte de repasse à Udesc

 
Moção foi aprovada na sessão do dia 29 - Foto: Div.
A Câmara de Vereadores de Ibirama aprovou na sessão da última segunda-feira, 29, uma moção de repúdio contra o projeto do Governo do Estado que corta 10% dos recursos repassados via duodécimo à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Se aprovada, a medida causará forte impacto negativo nas contas da Udesc, comprometendo o ensino superior público, gratuito e de qualidade.

A moção de protesto e repúdio foi apresentada pelo vereador Adolfo Guenther Fiedler e será enviada ao governador, Carlos Moisés.

O documento justifica que o projeto de lei, se aprovado, trará inúmeros problemas para o funcionamento da Udesc, comprometendo os serviços de excelência prestados atualmente.

"Entendemos a necessidade da realização de cortes no orçamento, no entanto, defendemos que tal gesto não deve atingir a educação, pelo contrário, a educação deve sempre receber mais investimentos, pois é por meio dela que se constrói o desenvolvimento de uma nação", diz a moção.

O projeto do Governo do Estado foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e também corta repasse de recursos da própria Alesc, do Tribunal de Justiça (TJ-SC), do Ministério Público (MP-SC) e do Tribunal de Contas (TCE-SC).

Responsabilidade

A Udesc também se manifestou contrária ao projeto de corte no duodécimo e lamentou a forma como essa medida foi conduzida pelo governo.

Em moção de repúdio aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), a instituição ressalta que segue uma cartilha rigorosa de responsabilidade com o dinheiro público para entregar à sociedade catarinense 58 cursos de graduação gratuitos, além de 48 mestrados e doutorados.

Tudo isso em 12 unidades, em nove municípios, e outros 35 polos de apoio ao ensino a distância distribuídos por toda Santa Catarina.

O texto destaca que "qualquer corte de recursos pode colocar em risco o equilíbrio financeiro da universidade e, por consequência, comprometer a educação superior de qualidade".

Assessoria de Comunicação da Udesc Ibirama
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Telefone: (47) 3357-8465
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Moção foi aprovada na sessão do dia 29
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h
          ©2016-UDESC