Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

17/11/2021-15h23

Campanha de antirracismo na educação superior apoiada pela Udesc vai até dia 25

Udesc participa de campanha - Arte: Div.
Até 25 de novembro, ocorrerá a campanha contra o racismo na educação superior promovida pela Universidade Nacional de Tres de Febrero (Untref), da Argentina, com participação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Acesse a página da ação.

A iniciativa interinstitucional tem o engajamento do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Udesc (Neab), com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), e outras instituições de ensino superior. 

A campanha surgiu a partir de uma chamada pública voltada à erradicação do racismo no ensino superior, vinculada à Cátedra Unesco Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina, que tem sede na Untref. 

A chamada selecionou 20 propostas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador e México, com ações desenvolvidas na internet para promover reflexões e debates sobre as múltiplas formas de racismo que ainda persistem nos sistemas de educação superior.

De acordo com Maria Helena Tomaz, coordenadora do Neab e do programa de extensão Memorial Antonieta de Barros, que deu origem à proposta com o apoio do Laboratório de Direitos Humanos (LabDH), do Centro de Educação a Distância (Cead), as ações sugeridas visam "problematizar, promover e traçar novas agendas para fomentar subsídios de uma educação superior antirracista e intercultural".

Seminário online

Na última sexta-feira, 12, foi realizado o último encontro do segundo seminário online "Diálogos institucionais: reflexões e proposições de práticas antirracistas nas universidades brasileiras".

O evento contou com a professora Graziela Cristina Gonçalves, mestranda em Educação e pesquisadora do Neab; a professora Elizete Santos, do Centro de Estudos Superiores de Caxias (Cesc), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema); e a professora Maria Aparecida Clemêncio, coordenadora do Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas do Centro de Artes (Ceart), da Udesc.

Entre outros temas, foram abordados no seminário: os dez anos das políticas afirmativas no Brasil; acesso e permanência dos povos indígenas e quilombolas no ensino superior e direitos humanos na perspectiva interseccional no ensino superior; e itinerários das ações afirmativas no ensino superior: experiências no Sul do Brasil. Acesse a playlist dos encontros.

A iniciativa teve apoio das direções de Extensão, de Pesquisa e Pós-Graduação e de Ensino da Udesc Cead, além do Laboratório de Educação e Sexualidade (LabEduSex) e do Laboratório de Direitos Humanos (LabDH); da Coordenadoria de Extensão e da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), da Udesc; e dos programas de pós-graduação em Ciências Ambientais e em Educação da Unesc.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo neab@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Udesc participa de campanha
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h