Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

18/05/2022-16h57

Cineclube apoiado pela Udesc Alto Vale inicia sessões em Ibirama no próximo sábado

Exibição de filmes será seguida de debates - Foto: Div.
No próximo sábado, 21, às 8h30, será realizada em Ibirama a primeira sessão de filmes do Cineclube Panorama, projeto realizado com apoio do programa de extensão Faça P'Arte da Udesc Alto Vale, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Gratuita e aberta ao público, a sessão ocorrerá no Auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC). Dois filmes serão exibidos e comentados por professores convodados. São eles:

  • Naiá e a Lua, dirigido por Leandro Tadashi. Conta a hiostória da jovem índia Naiá, que se apaixona pela lua ao ouvir da anciã de sua aldeia a história do surgimento das estrelas no céu. Exibido em mais de 60 festivais nacionais e internacionais.  
  • Selma depois da chuva, com direção de Loli Menezes. No filme, Selma é uma mulher trans que construiu sua vida afastada da família e, um dia, recebe um chamado para ir ao encontro da mãe idosa, que sofre de Alzheimer e precisa de tratamento. Nesse encontro, perdidas entre memórias confusas, as duas mulheres lembram dores e desejos esquecidos e revisitam culpas e afetos perdidos.  

Os filmes serão comentados pelas professoras Viviane Calikevstz, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Amália Cardona, da Universidade Federal de Santa Maria (Ufsc); Aline Meyer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Fran Battisti, do IFC.   

Novas sessões

Ao todo, 14 sessões estão previstas para ocorrer neste ano. A ação é resultado de uma parceria entre com Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), o Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Neges) e a Associação Hansahoehe. 

O evento conta com patrocínio do Prêmio Catarinense de Cinema, da Fundação Catarinense de Cultura, e da Produção Cinemática, além do apoio cultural da Udesc Alto Vale, do Governo de Santa Catarina e do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Ibirama.  

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Exibição de filmes será seguida de debates
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h