Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

21/01/2021-09h48

Coletivo Nega da Udesc completa 10 anos de transformação na arte e na cultura negra de SC

Grupo é o primeiro coletivo de teatro negro do Estado

Seis alunas da Udesc e uma da Ufsc estão na formação atual - Direção de arte: Maria Clara/Foto: Maria Luisa Coura, Jhonny Silveira, Olavo Kucker e Maria Clara
Em dezembro do ano passado, o Coletivo Nega (Negras Experimentações Grupo de Artes), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fez 10 anos. Durante a última década, as artistas voltaram o olhar da sociedade catarinense para a realidade da comunidade negra, levando aos palcos o que elas mesmas vivenciam na vida real.

O Coletivo Nega surgiu como parte de um projeto de extensão de mesmo nome, do curso de Teatro do Centro de Artes da Udesc (Ceart). Em 2010, a professora Fátima Costa de Lima criou o projeto "para influenciar a criação de um coletivo de teatro negro dentro da Udesc", afirma Thuanny Paes, uma das integrantes do Nega. Naquela época, existia pouca representatividade negra na universidade. Em 2011, o projeto foi confirmado – mesmo ano em que as cotas raciais foram aceitas na Udesc.

"A gente conseguiu chegar a lugares que o teatro não chegava, e ainda esse teatro, o teatro negro, [com] personagens, corpos negros protagonizando a sua história", reflete Michele Mafra, integrante do coletivo desde 2014.

As artistas do Nega já passaram por escolas, comunidades periféricas, presídios e quilombos, percorreram Santa Catarina de norte a sul. O principal espetáculo apresentado nesses espaços foi o Preta-à-Porter, que ficou em cartaz de 2012 a 2019. Adaptada ao longo do tempo, a peça encena as vivências pessoais das atrizes do Nega, mostrando o que é ser negra no Brasil.

Atualmente, o projeto de extensão tem o nome de Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha), coordenado pela professora Maria Aparecida Clemêncio, e faz parcerias com o Coletivo Nega.

Organizado horizontalmente, o Nega é composto por sete artistas: Alexandra Melo (atriz, iluminadora e produtora), Fernanda Rachel (atriz), Franco (artista), Michele Mafra (atriz e produtora), Rita R.I (atriz), Sarah Motta (atriz) e Thuanny Paes (atriz, produtora e gestora de projetos).

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350

* Esta matéria foi atualizada às 20h35 de 12 de fevereiro de 2021.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 9
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h