Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

15/03/2020-20h59

Coronavírus: Udesc mantém aulas e seguirá em alerta para situação em Santa Catarina

Santa Catarina apresenta seis casos confirmados da  doença, todos importados. Foto: Divulgação

A Universidade de Santa Catarina (Udesc) vai manter as aulas e demais atividades nesta segunda-feira, 16, em todas as unidades de ensino em Santa Catarina. Também na segunda-feira, a Administração Central da universidade vai participar de reunião com o Grupo de Ações Coordenadas, o (GRAC), da Defesa Civil de SC, integrada por representantes de vários órgãos do Governo de SC, para avaliar a evolução dos casos do novo coronavírus no Estado. Nessa reunião, poderá ser definida posição acerca da suspensão ou não das aulas por período indeterminado na universidade.

De acordo com informações oficiais da Secretaria de Estado da Saúde, Santa Catarina permanece no nível 2 do Plano de Contingência do Ministério da Saúde, que significa situação de perigo iminente. Ou seja, todos os seis casos de novo coronavírus registrados no Estado são importados. Não há contaminação comunitária. Em paralelo, o Ministério da Educação (MEC) ainda não recomendou a suspensão de aulas por conta do coronavírus.

No entanto, por conta do avanço do novo coronavírus, a Udesc decidiu na última sexta-feira, 13, a suspensão de formaturas e outros eventos com aglomeração de pessoas (shows, palestras, seminários, entre outros) por tempo indeterminado na instituição.

Na quinta-feira, 12, a universidade já havia suspendido viagens internacionais de servidores e de estudantes e também contratações de serviços para realização de novos eventos em virtude da pandemia.

O objetivo é impedir a aglomeração de pessoas e a possível circulação do vírus. Na Capital, onde encontram-se cinco dos 12 centros de ensino da Udesc, a Prefeitura de Florianópolis proibiu eventos com mais de 250 pessoas ao ar livre e mais de cem pessoas em locais fechados da cidade.

A Prefeitura de Florianópolis implantou o serviço Alô Saúde Floripa, pelo telefone 0800-333-3233. Nesse telefone, é possível obter atendimento antes de ir aos postos de saúde, UPAs e outras unidades.

Outras ações

1) Foram intensificadas as compras de álcool-gel para toda a comunidade acadêmica, além de máscaras para alunos, professores e técnicos que atuam em cursos na área da saúde;

2) Foram intensificadas medidas de higienização de banheiros em todos os centros de ensino;

3) Servidores e alunos da universidade receberão diariamente informações sobre formas de prevenção de contágio pelo virus;

4) Remarcações de viagens internacionais e novas datas para eventos suspensos serão analisadas individualmente;

5) A necessidade de viagens em SC e para outros estados deve ser analisada por cada centro de ensino;

6) Servidores e alunos da Udesc que retornararm ou retornarão do exterior devem cumprir afastamento das atividades de, no mínimo, sete dias, mesmo nos casos assintomáticos. Ou seja, permanecer em casa durante esse período, conforme recomendação do Ministério da Saúde;

7) No caso da suspensão das formaturas, os centros de ensino da universidade têm autononia para fazer a outorga de grau em gabinete, caso haja necessidade.

Prevenção e sintomas

Os sintomas do novo coronavírus são semelhantes aos de uma gripe comum: febre, tosse e dificuldade para respirar, explica a professora Olvani Martins da Silva, que é chefe do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) e doutora na área.

Para a identificação dos casos, também é investigado o histórico de viagens recentes para áreas com transmissão, feitas nos últimos 14 dias pelo possível infectado pelo vírus. As formas de prevenção também são parecidas com as indicadas para outras doenças infectocontagiosas. Entre as orientações, a pesquisadora destaca:
  • Ao tossir ou espirrar, proteja o nariz e a boca com lenço de papel e descarte-o em seguida;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas;
  • Lave as mãos com água e sabão por 20 segundos pelo menos ou utilize desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados e arejados;
  • Evite contato próximo com pessoas doentes;
  • Em casos de suspeita dos sinais e sintomas do novo coronavírus, procure os serviços de saúde.

O Departamento de Enfermagem da Udesc Oeste também produziu um informativo com orientações sobre o coronavírus. Confira as orientações.

A atualização sobre o número de casos do coronavírus em Santa Catarina pode ser acompanhada pelo site http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h