Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

01/07/2022-17h46

Egressa do Doutorado em Administração da Udesc Esag vence prêmio nacional de tese

Graziele Ventura Koerich Rodrigues, vencedora do Prêmio  Anegepe de Tese em Gestão de Pequenas Empresas 2022
Graziele Ventura Koerich Rodrigues, egressa do Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) venceu o Prêmio Anegepe de Tese em Gestão de Pequenas Empresas, promovido pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). O resultado foi anunciado nesta quinta-feira, 30.

Ela ficou com o primeiro lugar com a tese “Relação da inovação frugal, capacidade absortiva e desempenho organizacional em pequenas e médias empresas”, orientada pelo professor Éverton Cancellier. O trabalho foi defendido em fevereiro de 2020, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis. 

A premiação da Anegepe é dividida em duas categorias, uma para teses sobre empreendedorismo e outra sobre gestão de pequenas empresas – vencida por Graziele. Em segundo e terceiro lugares, ficaram os trabalhos de Pablo Peron de Paula e Simone Gelmini Araújo, ambos com teses defendidas na Universidade de Brasília (UnB).

Tese

A pesquisa buscou analisar o desempenho de pequenas e médias empresas em mercados de países emergentes – que estimulam a demanda por soluções de baixo custo – e a relação desse desempenho com dois fenômenos. Um deles é a habilidade das empresas para reconhecer o valor de um novo conhecimento e aplicá-lo em fins comerciais (capacidade absortiva).

O outro é a chamada inovação frugal, em que produtos e serviços são criados ou redesenhados para consumidores de renda entre baixa e média. “É uma nova forma de inovação voltada a potenciais clientes que estão fora do interesse de empresas, em virtude de seu baixo poder aquisitivo e de suas necessidades distintas”, explica a pesquisadora.

O estudo conclui que há uma relação positiva entre esses três fatores (a capacidade de absorver e usar conhecimento novo, a inovação voltada para consumidores de baixa renda e o desempenho das empresas). A inovação frugal tem um efeito mediador entre a capacidade absortiva e o desempenho organizacional das pequenas e médias empresas nestes mercados.

Assista ao vídeo em que a autora fala sobre a contribuição do trabalho:



Prêmio

O Prêmio Anegepe de Teses 2022 reconheceu as melhores teses de doutorado sobre os temas empreendedorismo e gestão de pequenas empresas defendidas em 2020 e 2021. Puderam se inscrever pesquisadores doutorados por programas de pós-graduação vinculados a instituições de ensino públicas ou privadas com sede no Brasil.

A premiação levou em conta a originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social e o caráter inovador do trabalho. A cerimônia de premiação será on-line, na próxima sexta-feira, 8, no encerramento do 12º Encontro Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Enegepe).

Saiba mais em anegepe.org.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Graziele Ventura Koerich Rodrigues
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h