Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

22/09/2020-10h19

Egressos da Udesc Alto Vale ajudam a construir programa habitacional brasileiro

Empresa de engenheiros sanitaristas formados pela universidade integra comissão nacional - Foto: Divulg.

Uma empresa criada por egressos do curso de Engenharia Sanitária do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, e incubada com apoio de um projeto de extensão da unidade, está contribuindo no desenvolvimento do novo programa habitacional Casa Verde e Amarela, na área de regularização fundiária.

Membros da empresa, chamada para integrar a Comissão Nacional de Regularização Fundiária, estiveram na última sexta-feira, 18, em reunião realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília, para discutir o programa, sucessor do Minha Casa Minha Vida.

Criada há dois anos, a Integral Soluções de Engenharia desenvolveu um software, a Tecnologia de Acompanhamento Remoto de Serviço (Tars), que permite a automação na análise e na gestão de processos de regularização fundiária.

Conforme o site do programa, a regularização fundiária "inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que têm por finalidade integrar núcleos urbanos informais ao contexto legal das cidades".

Qualidade técnica

O diretor-geral da Udesc Alto Vale, Jaison Sevegnani, destaca que a Comissão Nacional de Regularização Fundiária abrange 23 estados e que os engenheiros sanitaristas formados na unidade foram convidados à participar do processo "devido à qualidade técnica do serviço prestado pela empresa".

"Para nós, é um grande orgulho! Hoje, diversos acadêmicos da Udesc trabalham nessa empresa inovadora, que oferece um serviço diferenciado", afirma Sevegnani.

Sobre a empresa

Fundada pelos engenheiros sanitaristas Jonathan David de Abreu e Jeizer André Poffo, ambos formados pela Udesc Alto Vale, a Integral foi criada na Agência de Desenvolvimento Empresarial da Região de Ibirama (Aderi), incubadora mantida pelo centro de ensino.

A empresa iniciou atividades prestando consultoria na área ambiental para municípios e organizações privadas. Hoje, presta serviços de regularização fundiária em mais de 32 municípios espalhados em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

A empresa dispõe de uma rede nacional de franquias chamada Minha Casa Legal, apta a capacitar e executar regularização fundiária em todo o território nacional.

Planejamento urbano

A Integral também atua na área de planejamento urbano, tendo elaborado diversos planos setoriais para municípios catarinenses, como estudos técnicos socioambientais, planos municipais de saneamento básico e planos de recuperação e conservação da Mata Atlântica.

Outros cinco egressos da Udesc Alto Vale atuam na empresa: Carlos Luz, Emanuel Fusinato, Adangelo Eldebrand Krambeck, Heron Schwarz e Guilherme Censi.

Mais informações

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail gerencia@integralse.com.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Empresa formada por engenheiros sanitaristas integra comissão nacional
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h