Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

23/06/2022-19h23

Estudantes do ensino médio conhecem campus, cursos e ações da Udesc Alto Vale

Projetos pretendem implantar hortas na escola e na Udesc Alto Vale - Fotos: Divulgação
Alunos do segundo e do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Cecília Ax, de Presidente Getúlio, visitaram o Centro de Educação Superior do Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, na segunda-feira, 20, para conhecer o campus e ações desenvolvidas pela instituição.

Um dos objetivos dos visitantes foi conhecer os cursos, iniciativa vinculada à disciplina Projeto de Vida, do Novo Ensino Médio, ministrada na escola pela professora Carla Nardelli. Na visita, os alunos tiveram contato com docentes e coordenadores dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Software e Ciências Contábeis.

Projeto de Vida

"Essa visita foi importante porque estamos construindo com esses estudantes, no componente curricular Projeto de Vida, conhecimentos sobre as perspectivas profissionais e quais as opções disponíveis em nossa região em relação aos estudos", afirma Carla.

A turma também foi recebida pelos diretores da Udesc Alto Vale, que falaram sobre a universidade e ações institucionais de auxílio estudantil. Os estudantes tiraram dúvidas sobre as formas de ingresso à universidade e o funcionamento dos cursos, bem como políticas sociais afirmativas de apoio aos estudantes.

Visita ao campus

Os estudantes visitaram as novas instalações da Udesc Alto, que inaugurou, em maio, uma série de obras, incluindo o novo prédio principal da unidade, com investimento superior a R$ 7 milhões. O tour incluiu as novas salas de aula e laboratórios do centro de ensino.  

Os alunos também participaram de uma roda de conversa com a professora Gabrielle Vanessa Tschöke, da Udesc Alto Vale, que coordena o programa de extensão Escola dos Bens Comuns.

Um de seus projetos, relacionado à agroecologia urbana, pretende criar uma horta, dentre outras instalações, no campus em Ibirama. Na visita, a turma ajudou a construir um espiral de ervas no centro de ensino.

Horta escolar

Neste ano, o programa fez uma parceria com a E.E.B. Cecília Ax para dar suporte à implantação de uma horta escolar, iniciativa que envolve, na escola, os professores David Carvalho, de Geografia, Taíse Lunelli, de Biologia, e Carla Nardelli, que, além do Projeto de Vida, leciona Língua Italiana.

Ao implantar a horta, a iniciativa visa "construir com os estudantes conhecimentos sobre o tema da sustentabilidade ambiental, dando enfoque a questões como plantio sem uso de agrotóxicos ou defensivos, boas práticas alimentares, reaproveitamento de materiais, através da reciclagem, atitudes para evitar o desperdício e o aproveitamento dos recursos naturais, preparando-os para enfrentar de modo propositivo os problemas ambientais contemporâneos". 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projetos pretendem implantar hortas na escola e na Udesc Alto Vale
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h