Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

15/03/2021-12h09

Estudantes e docentes da Udesc podem avaliar ensino remoto até esta sexta

Procedimento deve ser realizado pelo Siga - Arte: Div.
Termina na próxima sexta-feira, 19, o prazo para estudantes e professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participarem da avaliação dos cursos de graduação e da pós-graduação, na perspectiva do ensino remoto, referente ao semestre 2020/2.

Para participar, basta acessar o Sistema de Gestão Acadêmica (Siga), clicar no menu lateral "Responder Avaliação Institucional" e preencher o questionário.

Neste semestre, o processo terá como objetivo avaliar a adaptação do corpo acadêmico discente e docente ao ensino remoto, bem como captar informações relativas ao período da pandemia.

Aspectos para avaliação

Nesse sentido, serão avaliados aspectos psicossociais e a percepção da comunidade acadêmica quanto às expectativas para um possível retorno gradual ao ensino presencial na graduação e da pós-graduação, desde que observada e respeitada a matriz de risco epidemiológico do Governo de Santa Catarina e, no caso da graduação, a Resolução nº 050/2020 do Conselho Universitário (Consuni). Também será avaliada a infraestrutura particular (home-office) e o suporte prestado pela Udesc.

Já com relação às disciplinas, serão aferidas a organização didático-pedagógica e a percepção da adaptação do docente ao ensino remoto, na perspectiva dos estudantes, assim como a adaptação ao ensino remoto e o desempenho das turmas, na avaliação do docente.

O questionário apresenta ainda questões específicas para avaliar experiências pedagógicas, no que diz respeito à acessibilidade durante o ensino remoto. As questões são voltadas especificamente para os alunos público-alvo da educação especial (PAEE) ou com necessidades educacionais específicas (NEE) e têm por finalidade orientar ações na promoção de ambientes inclusivos.

O instrumento de avaliação é resultado da construção coletiva entre a Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e as comissões setoriais de Avaliação (CSAs), articuladas com diretores de Ensino, chefes de departamento, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).        

Gestão e reconhecimento dos cursos

Os resultados do processo avaliativo são utilizados nas tomadas de decisão das pró-reitorias e demais gestores da universidade, visando melhorar a qualidade do ensino de graduação e da pós-graduação.

Com o procedimento, a universidade busca detectar potencialidades e fragilidades visando a elaboração de plano de ações para melhorar as condições dos cursos de graduação e pós-graduação. Os resultados são divulgados pelas CSAs, devendo ser usados, pelos centros de ensino, no planejamento das ações a serem implementadas.

Os dados também servem para os processos de regulação do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), que atua no reconhecimento dos cursos de graduação e na renovação dessa condição.

Mais informações podem ser obtidas com a Coai pelo e-mail coai.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Procedimento deve ser realizado pelo Siga
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h