Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

22/10/2020-15h31

Evento europeu publica artigo da Udesc Alto Vale sobre aterro sanitário de Timbó

Estudo da universidade foi selecionado em conferência europeia sobre solos não saturados - Foto: Divulgação
Uma pesquisa desenvolvida no Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, foi selecionada e publicada pela 4ª Conferência Europeia sobre Solos Não Saturados (European Conference on Unsaturated Soils/E-Unsat).  

O artigo "Estimativa de produção de chorume para aterro sanitário no Sul do Brasil utilizando Hydrus-1D" foi desenvolvido pela egressa Débora Hianca da Rosa Waisczik, do curso de Engenharia Sanitária, e pelo professor Jonathan Tenório, como resultado do trabalho de conclusão de curso (TCC) da acadêmica. Tenório lecionou na Udesc Alto Vale até 2019 e orientou o TCC de Débora.

Realizada no aterro sanitário do município de Timbó, a pesquisa teve como objetivo estimar a geração de chorume e avaliar seus efeitos no local. Acesse o artigo (em inglês)

Simulação

O estudo utilizou o modelo Hydrus 1D para simular a produção de chorume no aterro sanitário de Timbó. O Hydrus 1D é um software que "simula o movimento unidimensional de água, calor e solutos em um meio poroso com saturação variável".

No artigo, os pesquisadores destacam que o descarte de rejeitos sólidos nos municípios é um grande desafio para as sociedades, principalmente pela ameaça gerada pelo chorume e pelos gases liberados na decomposição.

"Aterros sanitários têm sido amplamente usados para esse propósito devido à impermeabilidade, à drenagem e aos sistemas de tratamento que reduzem os riscos de contaminação do solo, da água e do ar. Estimar a quantidade de chorume e gases é extremamente importante para o controle e a operação desses sistemas", afirma o estudo.

Eficácia

O software Hydrus 1D foi utilizado para simular o fluxo de fluidos não saturados através de 13 camadas do aterro e o resultado indicou que o efeito atenuante alcançado é condizente com o esperado.

A  E-Unsat 2020 foi realizada de 19 a 21 de outubro de forma totalmente online, em virtude da pandemia de Covid-19. O evento foi organizado pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), em parceria com a Universidade Tecnológica Delft (Tudelft), da Holanda, e a Universidade Politécnica da Catalunha, da Espanha.  

Mais informações

Mais informações podem sobre o estudo ser obtidas pelo e-mail jonathantenorio88@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudo foi selecionado em conferência europeia sobre solos não saturados
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h