A imigração italiana na Colônia Hansa-Hammonia foi tema de uma palestra realizada nesta terça-feira, 3, na Escola Roberto Moritz, em Ituporanga. A atividade reuniu cerca de 70 estudantes do ensino médio, que puderam conhecer mais sobre a história e os impactos da colonização italiana na região do Alto Vale do Itajaí.
A atividade une dois projetos do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc): um de cultura, que é o Colônia Hansa-Hammonia história e memória; e o Udesc na Escola (Udescola), que tem como objetivo levar palestras sobre temas diversos e atuais às escolas da região, aproximando o conhecimento acadêmico da comunidade escolar.
A palestra abordou os motivos que levaram os imigrantes italianos a colonizar o país, destacando as dificuldades enfrentadas na Europa e as oportunidades oferecidas pelo Brasil no século XIX. Além disso, os estudantes aprenderam sobre as transformações sociais, econômicas e culturais provocadas pela presença italiana, especialmente na Colônia Hansa-Hammonia, núcleo histórico importante para o desenvolvimento local.
“Além de promover o debate sobre o passado, a iniciativa também visa estimular a preservação documental, fortalecendo a identidade cultural e histórica da região. Essas atividades são fundamentais para valorizar o patrimônio imaterial e estimular o interesse dos jovens pela história local”, comenta o técnico da Udesc Alto Vale, Rafael Rossi Schafer, responsável pelo projeto.
Assessoria de Comunicação da Udesc Alto Vale
Jornalista Thiago César Augusto
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Telefone: (47) 3357-8457