Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

22/12/2021-15h21

Livro sobre finanças públicas tem professor da Udesc Esag entre organizadores

Um grupo de pesquisadores do Observatório de Finanças Públicas (Ofip), grupo de pesquisa ligado à Universidade Federal da Bahia (UFBA) acaba de lançar o e-book Finanças Públicas no Cotidiano Brasileiro, pela Editora da UFBA, disponível gratuitamente para download. Um dos organizadores é o professor Fabiano Raupp, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O livro traz um conjunto de artigos sobre orçamento, transparência, reforma tributária e outros temas emergentes, com linguagem didática e acessível. Os textos foram publicados originalmente como artigos de opinião no blog Gestão, Política & Sociedade, do Estadão.

Baixe aqui o e-book (em PDF).

A ideia geral é estimular a reflexão sobre questões relevantes das finanças públicas que afetam a vida dos brasileiros. Para isso, os autores abordam questões complexas a partir de explicações que usam dados do cotidiano. Trata-se de uma contribuição ao debate nesse campo, sem desconsiderar características como consistência, atualidade e simplicidade.

Os artigos são organizados no livro em quatro blocos, abordando questões relacionadas ao orçamento público, transparência e reforma tributária e ainda uma discussão sobre as finanças públicas no Brasil contemporâneo. 

Cortes nas universidades, arrecadação na pandemia, emendas parlamentares, transparência na vacinação, reforma do imposto de renda, gastos públicos, lei de responsabilidade fiscal e fundão eleitoral são alguns dos temas tratados nos artigos.

Autores

Além de Fabiano Raupp, da Udesc Esag, também assinam a organização do livro as professoras Denise Ribeiro de Almeida e Ana Rita Silva Sacramento, ambas da Escola de Administração (EA) da UFBA, e Elaine Cristina de Oliveira Menezes, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O pesquisador Jean Robert Soares, doutorando em Administração na Udesc Esag, é coautor de um dos artigos, ao lado do professor Fabiano Raupp.

Serviço:
Finanças Públicas no Cotidiano Brasileiro.
Fabiano Raupp, Denise Ribeiro de Almeida, Ana Rita Silva Sacramento e Elaine Cristina de Oliveira Menezes (organizadores).
Editora da UFBA, 126 páginas.
Download gratuito aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h