Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

28/11/2018-15h00

Ministério do Meio Ambiente seleciona projeto da Udesc Ibirama para evento nacional

Ação no Vale do Itajaí realiza oficinas de gastronomia sustentável para comunidade - Fotos: Divulgação
Um projeto do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, foi selecionado em uma chamada pública do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Proposta pela acadêmica Diomar Caetano, do curso de Engenharia Sanitária, o projeto "Cozinha sustentável com aproveitamento total do alimentos" foi uma das práticas escolhidas para a Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos, promovida pelo órgão federal entre 5 a 10 de novembro, em Brasília. 

Ao todo, 29 iniciativas foram selecionadas para compor uma base de dados do ministério com iniciativas de combate à perda e ao desperdício de alimentos no Brasil. As práticas também receberam certificados de reconhecimento do MMA. 

Dentre as selecionadas, as três melhores avaliadas em cinco categorias (produção, pós-colheita, processamento, comercialização e consumo) foram convidadas a participar do evento. 

Classificado na categoria "Consumo", o projeto de Diomar, conhecida como Mara, integra as atividades do Laboratório de Estudos Ambientais Green House, programa de extensão da Udesc Ibirama coordenado pelos professores Priscila Natasha Kinas e Jarbas Cleber Ferrari.

Oficinas

O principal foco do projeto é a realização de oficinas de gastronomia sustentável. Ministrados por Mara, os encontros visam compartilhar conhecimentos sobre sustentabilidade, educação ambiental e qualidade da alimentação, além de aproximar a universidade da comunidade.

Uma dessas oficinas foi realizada no último dia 19, na Udesc Ibirama. Voltada aos idosos, a atividade teve a parceria do Departamento do Idoso, da prefeitura do município, e contou com a presença do vice-prefeito, Jucélio José de Andrade, e de gestores do centro de ensino, incluindo o diretor-geral, Carlos Alberto Barth, e o diretor de Extensão, Jaison Ademir Sevegnani.

No encontro, os participantes aprenderam a fazer sorvete de biomassa de banana verde, cacau e banana caramelizada. Segundo Mara, além do valor nutricional, as receitas não contém glúten ou lactose.

Na ocasião, também foram distribuidos sabão e detergente biodegradável – feito em oficinas do projeto, com reuso de óleo de cozinha – e uma sacola produzida com material reciclável. 

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (47) 3357-8481.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto da Udesc Ibirama que realiza oficinas de gastronomia sustentável para a comunidade
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h