Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

17/11/2022-14h08

Museu da Udesc recebe mostra com miniaturas de máquinas criadas por Leonardo da Vinci

Abertura da mostra ocorre nesta quinta - Arte: Div. 
Nesta quinta-feira, 17, às 17h, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, inaugura a exposição "As Máquinas de Guerra de Leonardo da Vinci - Miniaturas e Gravuras de Denis José Soncin"". Com entrada gratuita, a mostra ficará aberta ao público até 28 de fevereiro.

A exposição apresenta uma coleção de miniaturas produzidas pelo engenheiro mecânico Denis Soncini, a partir de desenhos do inventor italiano Leonardo da Vinci, feitos há mais de 500 anos. Além das máquinas de guerra, os visitantes poderão ver uma série de gravuras feitas em metal e técnicas de ponta seca água-forte e água-tinta.

Renascimento

"Essa é uma oportunidade única para compreendermos um pouco da genialidade de Leonardo da Vinci, um dos símbolos do Renascimento", destaca o curador da mostra, Walter de Queiroz Guerreiro.

Segundo Guerreiro, devido à formação em Engenharia Mecânica, Denis Soncini se interessa por invenções de Leonardo que, na sua maioria, não saíram do papel.

O curador explica que Denis estudou esses desenhos e buscou a compreensão do funcionamento dessas máquinas, engrenagens, roldanas, fusos e travas não necessariamente visíveis nas imagens, e projetou plantas de execução, "dando vida às maquetes, gerando atmosfera tais como seriam vistas na realidade".

Para Guerreiro, as máquinas de guerra foram criadas essencialmente para produzir morte e destruição, mas podem e devem ser vistas como arte. "A arte pela arte, já nos dissera Aristóteles, uma vez que a arte tem como objetivo único proporcionar prazer estético alheio a qualquer fim", conclui.

Serviço

O QUÊ: Mostra "As Máquinas de Guerra de Leonardo da Vinci – Miniaturas e Gravuras de Denis José Soncini".
ONDE: Museu da Escola Catarinense, Rua Saldanha Marinho, nº 196, Centro, Florianópolis.
QUANDO: Abertura da mostra em 17 de novembro, às 17h. Exposição de 17 de novembro a 28 de fevereiro. Museu aberto de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e sábados, das 10h às 14h.
QUANTO: Gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Abertura da mostra ocorre nesta quinta
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h