Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

11/03/2021-15h52

Primeiro ano da pandemia é marcado na Udesc por série de ações contra Covid-19

Alunos e professores do curso de Enfermagem atuam na vacinação da população de Chapecó - Foto: Div.
Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarava situação de pandemia do novo coronavírus pelo mundo.

Desde então, após um ano, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem realizado ações importantes no enfrentamento à Covid-19 em SC. Já no ensino, as aulas dos 60 cursos presenciais de graduação e 50 de pós-graduação tiveram continuidade por meio de plataformas digitais, como forma de adaptação ao novo contexto.

Até agora, Udesc realizou mais de cem ações com equipes de ensino, pesquisa e extensão para o combate à Covid-19. São destaques a fabricação de milhares de unidades de face shields (protetores faciais) em impressoras 3D e a laser, a doação de materiais para a rede de saúde, como máscaras, luvas e álcool em gel, a disponibilização de equipamentos do hospital veterinário, entre outras ações.

Na Udesc Lages, por exemplo, pesquisadores do Laboratório de Bioquímica desenvolveram, em parceria com outras instituições, um teste molecular inédito para diagnóstico da Covid-19. O novo teste é mais rápido, simples e barato e está em fase final de estudos. Nos próximos dias, o centro de ensino deve ativar ainda o Laboratório de Análises Biomoleculares e Genéticas (Anbiogen) para realizar exames de identificação de Covid-19 (RT-PCR) de forma gratuita para o município. 

No fim de janeiro deste ano, a Udesc também esteve entre as mais de 150 instituições de ensino superior públicas que declararam apoio à campanha nacional de vacinação contra a Covid-19. Da mesma forma, colocou seus campi à disposição do governo para ampliar a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na vacinação da população. 

Na Udesc Oeste, em Chapecó, por exemplo, a universidade instalou uma unidade de apoio à vacinação contra a Covid-19 por estudantes e docentes do curso de Enfermagem, voltado aos grupos prioritários. Em outros pontos da cidade, alunos e professores também atuam na linha de frente para vacinar a população.

"Tem sido um período muito desafiador para a gestão da universidade, assim como para nossos professores, alunos e técnicos. Conseguimos dar respostas rápidas a várias situações, como o retorno às aulas, a possibilidade de realizações de reuniões de conselhos, eleições para membros de colegiado e formaturas de forma online, entre outras. Mas temos consciência de que a pandemia ainda nos exigirá muito", avalia o reitor da Udesc, Dilmar Baretta. 

Continuidade das aulas de forma remota

Com o agravamento da pandemia nas últimas semanas, a universidade decidiu manter as aulas dos cursos presenciais de graduação e pós-graduação de forma remota, por meio de plataformas digitais. O retorno presencial, de forma gradual, depende da matriz de risco epidemiológico do Governo de Santa Catarina e, no caso da graduação, da Resolução nº 050/2020 do Conselho Universitário (Consuni). Confira o Calendário Acadêmico 2020 e o Calendário Acadêmico 2021.

Os cursos de graduação da Udesc retomaram às atividades de forma remota em 22 de junho de 2020, enquanto que o retorno da pós-graduação ocorreu em 25 de maio. Centenas de professores da universidade foram capacitados para utilização da plataforma Moodle, com possibilidade também de utilização do Microsoft Teams, entre outras ferramentas.

Aos alunos em situação de vulnerabilidade financeira, a universidade criou o auxílio de inclusão digital, que concedeu R$ 80 mensais para contratação de plano de internet para acompanhamento das aulas. Os centros de ensino também disponibilizaram computadores dos laboratórios de informática para estudantes sem acesso a máquinas, além de empréstimo de equipamentos.

Parque das Profissões de forma online

A pandemia do novo coronavirus exigiu que eventos antes tradicionais do calendário anual da universidade fossem remodelados. Um deles foi o Parque das Profissões. Para evitar aglomerações, ao invés de haver estandes presenciais dos cursos de graduação da universidade, foram organizadas transmissões ao vivo pelo YouTube, assim como materiais em páginas específicas dos centros de ensino da universidade para apresentar os 60 cursos de graduação a estudantes do ensino médio e de cursinhos pré-vestibulares.

Ao final do evento, que contou com a participação de alunos e professores da Udesc, a organização disponibilizou todo o material de vídeos e orientações gravadas na página oficial do parque

Vestibular de Verão sem provas presenciais

Outro processo que demandou adaptação por parte da universidade foi o vestibular. A exemplo do Vestibular de Inverno, realizado em 2020, o Vestibular de Verão 2021 conta com um processo seletivo especial que não utiliza as tradicionais provas presenciais. São mais de 1,4 mil vagas em quase 50 cursos de graduação, em Balneário Camboriú, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul. 

As inscrições estão abertas até 15 de março de forma gratuita. Os candidatos podem escolher três critérios de avaliação: a nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a média final do vestibular da Udesc de edições anteriores ou a média geral final de conclusão do ensino médio.

Servidores em teletrabalho

Os professores e técnicos da Udesc também tiveram que alterar a rotina dos serviços presenciais, ao adotar o teletrabalho em praticamente todos os setores da universidade para evitar aglomerações e preservar a saúde. A universidade criou a Comissão de Monitoramento de Covid-19 para acompanhar casos internos da doença, de acordo com a Instrução Normativa nº 023/2020 da Secretaria de Estado da Administração (SEA).

Confira um resumo das ações da Udesc que foram desenvolvidas na pandemia.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Alunos e professores do curso de Enfermagem atuam na vacinação da população.
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h