Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

24/05/2022-14h26

Professor da Udesc lança livro sobre história de imigrante italiano em 8 de junho

Lançamento será realizado no Mesc - Arte: Divulgação 
Em 8 de junho, às 19h, será lançado o livro "O mestre-escola - retalhos da vida de Giovanni Trentini em Rio dos Cedros”, do professor Norberto Dallabrida, do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A obra tem selo da Dois por Quatro Editora.

Aberto ao público, o evento ocorrerá no Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Udesc, com sessão de autógrafos do autor. O Mesc está localizado na Rua Saldanha Marinho, nº 196, no Centro Histórico de Florianópolis.

Na sua obra, Dallabrida, que viveu na mesma região que Trentini, relata a trajetória do imigrante italiano que se radicou na localidade de Encruzilhada (Crozara), da Colônia Blumenau, em 1878. O livro mostra o cotidiano, necessidades e ansiedade das pessoas que ocuparam o Médio Vale do Itajaí entre 1870 e 1910.

De acordo com o autor, a ideia de escrever o livro surgiu durante sua dissertação de mestrado sobre a imigração italiana na Colônia Blumenau. Nas suas pesquisas, Dallabrida se deparou muitas vezes com o nome de Giovanni Trentini, um verdadeiro líder comunitário. "O nome dele apareceu muitas vezes como professor, poeta, líder religioso, e seus feitos me chamaram a atenção", destaca o escritor.

Sobre o autor

Nascido em Rio dos Cedros, Norberto Dallabrida é professor no curso de Pedagogia a Distância e no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Udesc. Ele é licenciado e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

Dallabrida é autor de vários livros, incluindo “A fabricação escolar das elites: o Ginásio Catarinense na Primeira Rejpública”, e de vários artigos científicos sobre educação e a colonização trentina e italina na Colônia Blumenau.

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas pelo e-mail norbertodallabrida@hotmail.com.

Serviço

O QUÊ: Lançamento do livro "O mestre-escola:retalhos da vida de Giovanni Trentini em Rio dos Cedros", de Norberto Dallabrida.
QUANDO: 8 de junho, das 19h às 21h.
ONDE: Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Udesc. Rua Saldanha Marinho, nº 196, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Lançamento será realizado no Mesc
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h