Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

31/05/2021-17h21

Programa Esag Kids da Udesc distribui livro infantil com alerta contra o tabagismo

Uma das tirinhas da nova versão do livro publicado pelo Esag Kids
O programa de extensão Esag Kids, ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vai distribuir gratuitamente 1.000 exemplares das Aventuras de uma Pipa no Ar Puro (que também está publicado numa versão em e-book). O livro traz tirinhas da personagem do Diário de uma Pipa de Quarentena, agora falando sobre os males do hábito de fumar.

Versões mais curtas do livro foram lançadas em 2020, em formato de e-book. Inicialmente com 21 páginas, ampliadas nas edições seguintes para 42 e depois para 48. Nesta última versão, a historinha tem 60 páginas. A produção e distribuição das Aventuras de uma Pipa no Ar Puro são ações que marcam o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado neste 31 de maio.

De acordo com o professor Eduardo Jara, coordenador do Esag Kids, os livros impressos serão distribuídos gratuitamente a crianças e adolescentes que participam do programa, em Santa Catarina e no Piauí, e a estudantes de algumas escolas parceiras. “O plano é incluir os livros em cestas básicas distribuídas em campanhas de entidades parceiras ao longo de junho”, explica Jara.

Baixe aqui o e-book “Aventuras de uma Pipa no Ar Puro”

O livro traz os irmãos Pulmolino, amigos da Pipa, para explicar os males do tabagismo de forma lúdica, com informação científica e bom humor. As tirinhas, criadas pelo professor Eduardo Jara, são uma variação do “Diário de uma Pipa em Quarentena”, lançado em abril de 2020 para as crianças forçadas a ficar em casa durante a pandemia.

A produção das “Aventuras no Ar Puro” contou com o apoio do Esag Kids Piauí, parceiro do programa da Udesc na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), em Parnaíba (PI), desde 2018. A curadoria das informações científicas ficou a cargo da professora Patrícia Coertjens, doutora em Ciências Pneumológicas e coordenadora do Esag Kids Piauí.

Saiba mais aqui sobre o Esag Kids

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 10
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h