Entrega do projeto (BIM) do Bloco Imbuia para a direção da
Udesc Alto Vale - Foto: Divulgação
Um projeto de extensão desenvolvido por alunos do curso de Engenharia Civil do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está utilizando a metodologia BIM – processo inteligente e colaborativo para a criação e gestão de projetos de construção - para desenvolver modelos de prédios.
A iniciativa, coordenada pelo professor Michael Rene Mix Visintainer, busca aproximar os estudantes da realidade do mercado da construção civil, promovendo o uso de tecnologias inovadoras no planejamento e gestão de obras. “A ideia é dar experiência aos alunos de forma prática bem próximo do mercado de trabalho”, destaca Michael.
Na quarta-feira, 6, foi entregue um dos projetos realizados que é do Bloco Imbuia, da própria Udesc Alto Vale, em Ibirama. Outro que foi desenvolvido no semestre passado foi o do prédio da Coordenadoria da Defesa Civil do munícipio.
“A proposta envolve a modelagem de prédios com uso do BIM, uma metodologia que permite a criação de representações digitais tridimensionais e integradas das construções, reunindo informações sobre todos os elementos estruturais, elétricos, hidráulicos e arquitetônicos. Isso possibilita maior precisão no planejamento, simulações mais eficientes e melhor controle de custos e prazos”, diz o professor Rafael Pacheco que também participa do projeto.
Participantes
Além de Michael e Rafael, o professor João Mendonça e os alunos Andrey Rodi, Pedro Bertollo, Vinicius Silveira e Louniel Edmond participam do projeto de extensão.
Assessoria de Comunicação da Udesc Alto Vale
Jornalista Thiago César Augusto
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Telefone: (47) 3357-8457