Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

05/04/2021-15h35

Servidor da Udesc pode se inscrever para sessões virtuais de ginástica laboral

Interessados podem se inscrever pela internet - Foto: Divulgação
Servidores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem se inscrever para participar de sessões virtuais gratuitas de ginástica laboral, que são oferecidas por meio de vídeos semanais divulgados no YouTube. As inscrições podem ser feitas pela internet. Acesse o formulário de inscrição e o canal do projeto no YouTube.

A ação é realizada pelo projeto de extensão Ginástica Laboral, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), e conta com apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), vinculada à Pró-Reitoria de Administração (Proad).

As sessões são produzidas pela professora Ana Claudia Vieira Martins, da Udesc Cefid. Os vídeos podem ser acessados no YouTube e os inscritos também recebem os links semanalmente. Um grupo será formado exclusivamente com servidores da universidade para este fim.

Qualidade de vida

"Cada participante escolhe quando e onde se exercitar para otimizar sua qualidade de vida no trabalho", destaca Ana Claudia.  Atualmente, o projeto contempla servidores da universidade, da Secretaria do Estado da Administração (SEA) e da Junta Comercial do Estado de SC (Jucesc).

Segundo a docente, as aulas virtuais contemplam sessões preparatórias, compensatórias e de relaxamento, que podem ser realizadas em casa, antes, durante ou após a jornada de trabalho, de modo a prevenir e diminuir as dores/desconfortos corporais.

Ergonomia

O projeto também conta com a parceria do professor Alex Antônio Morawski, que atua na área de saúde e higiene ocupacional e é responsável pelos vídeos “Pitadas de Ergonomia”, publicados no mesmo canal do YouTube.

"Esse conteúdo visa orientar os servidores quanto aos cuidados a serem tomados no ambiente de trabalho, abordando questões ergonômicas, bem como a importância das pausas para mobilizar o corpo em função de posturas inadequadas e movimentos repetitivos", afirma Ana Claudia.



Realizado desde 2018 na Udesc Cefid, o projeto Ginástica Laboral visa incentivar a regularidade da atividade física, incorporando-a aos hábitos de vida, bem como melhorar a integridade física e mental dos praticantes.  

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cdh.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Sessões são produzidas pela professora Ana Cláudia Vieira Martins, da Udesc Cefid
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h