Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

13/10/2020-17h03

Tese de docente da Udesc analisa creditação da extensão em universidades do Brasil

Alfredo Balduíno Santos identificou possibilidades e dificuldades para creditar extensão - Imagem: Divulg.
O professor Alfredo Balduíno Santos, do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou na última sexta-feira, 9, por videoconferência, as provas de doutoramento em Ciência da Educação, que desenvolveu pela Universidade do Minho, em Portugal.

Balduíno, que fez seu doutorado na especialidade de Desenvolvimento Curricular, analisou como as instituições de ensino superior (IES) públicas vêm implementado as diretrizes da extensão universitária, conforme o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024.

Entre outros objetivos, a pesquisa "A curricularização da extensão universitária a partir do plano nacional de educação do Brasil: dificuldades e possibilidades", procura identificar as políticas públicas voltadas para a extensão universitária referente à curricularização.

O estudo permitiu também identificar possibilidades e dificuldades para  implementar a creditação, considerando a flexibilização curricular e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

A tese foi orientada pela professora Ana Maria Carneiro da Costa e Silva, do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Mais informações

Mais informações sobre a tese podem ser obtidas na página do doutorado e pelo e-mail alfredo.balduino@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 12
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h