Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

06/03/2020-17h27

Udesc Alto Vale fará projeção de filmes e debate ao ar livre no domingo, em Ibirama

Evento inaugural do Projeto Cine Panomara marca o Dia Internacional da Mulher - Imagem: Divulgação
Neste domingo, 8, às 18h30, o Projeto Cine Panorama, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará a projeção de dois filmes ao ar livre na Praça Manoel Marchetti, em Ibirama. Gratuito, o evento marcará o Dia Internacional da Mulher e incluirá um debate sobre temas abordados nos filmes.

Serão apresentados um curta-metragem sobre o tema "mulheres protagonistas" e o longa metragem "Sementes do nosso quintal", ambos com classificação etária livre.  

Premiado como melhor filme no Festival Internacional de Cinema de São Paulo, entre outros prêmios internacionais e nacionais, o longa é um documentário sobre o papel de pais e educadores na escola e tem 70 minutos de duração.

Roda de conversa

Após as apresentações, será realizada uma roda conversa sobre o tema "Protagonismo das mulheres na sociedade", com mediação da presidente do Conselho Municipal de Cultura de Ibirama, Viviane Caliskevstz.

Entre as convidadas do debate, estão: Silvana Mara Cristóvão, da Associação Hansahoehe; a professora Aline Meyer, presidente do Núcleo de Pesquisa em Identidade e Gênero do IFC Ibirama; e representantes da prefeitura e de organizações como a Rede de Combate ao Câncer, a Academia de Letras e o Rotary Clube.

O evento será realizado no palco anexo ao pavilhão e no gramado do Parque Manoel Marchetti.

Cine Panorama

A iniciativa é a ação inaugural do projeto Cine Panorama: Projeção de Filmes e Conversas Temáticas, vinculado ao projeto de extensão Cultura da Udesc Alto Vale, coordenado pelo professor Sergio Marian.

As projeções têm produção do cineasta e produtor cultural Pedro Carneiro, ex-presidente da Associação Cultural Cinemateca Catarinense e programador da Sessão Cinemática, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Entre os objetivos do Cine Panorama, estão: levar cinema de qualidade à comunidade de Ibirama, com projeção de filmes e conversas temáticas; e fomentar uma agenda de encontros no município, a partir de filmes escolhidos especialmente para cada ocasião e local.

Temas para debate
 
O projeto conta com voluntários interdisciplinares que participam coletivamente da curadoria, da produção e do desenvolvimento das ações. Cada sessão terá um tema geral e uma roda de conversa com convidados.

Marian destaca o potencial do cinema para informar, entreter e propor temas de debate, por meio de documentário, ficção, animação ou mesmo vídeos de internet.

"O projeto pretende circular em locais específicos da cidade, o Parque Manoel Marchetti, a sala de cinema da Associação Hansahoehe, escolas públicas municipais, o campus da Udesc Alto Vale, o Auditório do IFC Ibirama, entre outros locais ao ar livre que podem ser sugeridos", afirma o professor.

A iniciativa tem apoio da Secretaria de Cultura, Educação e Esportes de Ibirama.  

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento inaugural do Projeto Cine Panomara marca o Dia Internacional da Mulher
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h