Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

06/09/2021-14h38

Udesc Alto Vale faz formação em pensamento computacional para docentes de Ibirama

Projeto de capacitação é feito pelo Labot - Foto: Div.
O Laboratório de Robótica (Labot), do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou a segunda edição do projeto de formação em Pensamento Computacional para professores da rede municipal de Ibirama.

As atividades ocorreram entre 23 e 30 de agosto e contaram com a participação de 16 professores do quarto e quinto anos das escolas municipais, além de docentes de Matemática do sexto ao nono ano.

A iniciativa faz parte de um projeto de extensão Ensino de pensamento computacional para estudantes da educação básica da rede pública do município de Ibirama usando estratégias lúdicas”, desenvolvido pelo Labot.

Tecnologia e computação

A proposta da formação é despertar e capacitar os professores sobre a necessidade do ensino de tecnologia e computação para os estudantes desde os anos iniciais.

Segundo o coordenador do projeto e ministrante da formação, professor Pablo Schoeffel, “o pensamento computacional envolve o uso de técnicas e estratégias usadas na computação para resolução de problemas e pode auxiliar em todas as áreas do conhecimento, tanto que, em vários países, já é tratada como uma disciplina, assim como matemática, línguas ou ciências”.

Schoeffel destaca que, na primeira edição, 19 professores do primeiro ao terceiro anos da rede municipal de ensino já tinham participado da formação, "sendo que muitos já estão aplicando o conhecimento em suas aulas".

Parceria

O projeto tem parceria com a Secretaria de Educação de Ibirama e pretende dar continuidade ao trabalho por meio do acompanhamento das atividades de professores em sala de aula, com a criação de conteúdos e atividades e novas formações.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pablo.schoeffel@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto de capacitação é feito pelo Labot
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h