Descerramento da placa reuniu autoridades - Fotos: Ascom
Udesc Alto Vale / Aéreas: Francisco Gilmário
Em um dia marcado por emoção e celebração, o Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), inaugurou nesta quinta-feira, 26, a reurbanização do seu campus em Ibirama. A cerimônia contou com a presença da secretária adjunta da Educação de Santa Catarina, Patrícia Lueders - que representou o governador Jorginho Mello - da reitora em exercício da Udesc, Clerilei Aparecida Bier, do diretor-geral da Udesc Alto Vale, Marino Luiz Eyerkaufer, além de autoridades locais, membros da comunidade acadêmica e da população da região. A cerimônia contou ainda com a apresentação cultural da Orquestra de Cordas Entre Arcos, de Ibirama.
“O governador tem colocado a educação com pauta de prioridade em seu governo e esse espaço é uma demonstração disso. Além do ensino superior, o espaço com certeza será usado pela educação de outros níveis e pela comunidade. É um novo marco educacional para o Alto Vale”, disse Lueders.
Com um investimento de R$ 14 milhões, as obras modernizaram completamente a infraestrutura da unidade, trazendo melhorias significativas em acessibilidade, segurança e funcionamento. O campus passou a contar com novo acesso principal, sistema elétrico subterrâneo, captação de águas pluviais, iluminação externa, áreas cobertas e de convivência, arborização e ajardinamento. Também foram implementadas medidas de segurança como o cercamento do entorno, videomonitoramento e uma fachada renovada.
A reitora em exercício da Udesc, Clerilei Aparecida Bier, destacou o investimento realizado em seu discurso. “É um investimento no futuro, um investimento na educação e acima de tudo um investimento nas pessoas. Que essa nova fase da Udesc Alto Vale seja marcada por ainda mais aprendizado, inovação e por uma integração entre a nossa universidade e a comunidade”, frisou.
O diretor-geral da Udesc Alto Vale, Marino Luiz Eyerkaufer, destacou a importância da obra para o futuro da instituição e para os acadêmicos e realizou agradecimentos a muitas pessoas, entre elas os ex-diretores da Udesc Alto Vale, o empreiteiro da obra e sua equipe e aos engenheiros que participaram da obra.
“Os estudantes são a razão de existir isso aqui tudo. Um dia de gratidão, celebração e reconhecimento. Ao olharmos todo espaço 100% reurbanizado, sentimos mais que orgulho, sentimos pertencimento. A obra faz sentido, pois transformamos vidas aqui no Alto Vale. Que esse seja apenas mais um capítulo de uma história linda que ainda tem muito a ser escrita”, destacou.
Quem também destacou a importância da obra foi o prefeito da cidade de Ibirama. “Esse é um dia muito importante. Um momento histórico para a nossa cidade. A inauguração da nova fase do campus da Udesc Alto Vale simboliza um marco para o ensino superior de Ibirama e região”, disse o prefeito municipal de Ibirama, Duílio Gerhge.
Debate sobre educação reúne gestores
Antes da cerimônia oficial, às 16h, foi realizada a mesa-redonda “Educação em Movimento – Diálogos e Inovações”, que lotou o Auditório do Bloco Imbuia. O encontro reuniu gestores educacionais e convidados para um debate sobre os desafios e perspectivas do setor.
Mediado pelo diretor de Extensão da Udesc Alto Vale, Pablo Schoeffel, o evento contou com a participação da secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders; da secretária municipal de Educação de Ibirama, Katiuscia Raika Brandt Bihringer; e da professora e gestora do ensino superior, Lenir Luft Schmitz. O diálogo reforçou o papel estratégico da educação como motor de desenvolvimento regional e social.
Sobre a Udesc Alto Vale
A Udesc Alto Vale oferece os cursos de graduação em Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Software, além do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, mantendo também diversas ações de extensão e pesquisa. Ao todo, são cerca de 800 alunos atendidos na unidade.
Assessoria de Comunicação da Udesc Alto Vale
Jornalista Thiago César Augusto
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Telefone: (47) 3357-8457