Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

26/04/2022-13h27

Udesc Alto Vale promoverá palestra em 6 de maio sobre colonização italiana na região

Palestra abordará ocupação dos territórios do Vale do Itajaí por imigrantes - Foto: Círculo Trentino
Em 6 de maio, às 17h30, o Centro de Educação Superior do Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, realiza a palestra "Entre o velho e o novo mundo: os imigrantes italianos e trentinos na ocupação dos territórios do Vale do Itajaí". Gratuito e aberto aos interessados, com inscrições pela internet, o evento ocorrerá de forma presencial na Sala 217 do Bloco Imbuia da Udesc Alto Vale. Acesse o formulário de inscrição.

A apresentação será ministrada pelo professor Andrey José Taffner Fraga, que é coordenador dos Círculos Trentinos dos Estados de Santa Catarina e Paraná. O palestrante tem graduação e mestrado e é doutorando em Direito. Atua como professor universitário em cursos da área e como advogado tributarista. Tem livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, com ênfase nas áreas jurídica e histórica, e proferiu palestras em congressos e eventos.

A iniciativa parte do projeto de extensão "Participação da cultura italiana na colonização do município de Presidente Getúlio, promovida pela Sociedade Colonizadora Hanseática", coordenado pelo técnico Rafael Rossi Schafer e contemplado com recursos do edital Campus de Cultura da Udesc.

Acervo digital

Além de palestras sobre o tema, o projeto pretende criar um banco de dados digital de documentos históricos guardados no Arquivo Público Municipal de Ibirama. O objetivo é facilitar a consulta pela comunidade e também identificar as famílias de origem italiana que formaram o núcleo colonial Hamônia, no Vale do Itajaí, no final do século 19. Também participa da iniciativa o acadêmico bolsista Wilton da Costa Moreira Júnior.

Estão previstas duas apresentações, em parceria com o Circolo Trentino di Presidente Getúlio, com o objetivo de destacar, para a comunidade acadêmica da Udesc Alto Vale e o público da região, a importância da manutenção dos dialetos italianos falados no Alto Vale do Itajaí como elemento cultural e social.

O principal objetivo das ações é valorizar a cultura italiana no Vale do Itajaí, em especial na microrregião Vale Norte, e conscientizar a população de todas as faixas etárias sobre a necessidade da preservação e da transmissão do seu patrimônio linguístico.

Sobre a sociedade

A Sociedade Colonizadora Hanseática foi uma das agências de imigração responsáveis pela colonização das terras catarinenses. Atuou, entre outras regiões, na colônia Hamônia, que atualmente inclui Ibirama e municípios adjacentes.

Após a falência e o fechamento da sociedade, toda a documentação que dizia respeito ao escritório no núcleo colonial de Hamônia foi para o Arquivo Público Municipal de Ibirama. O acervo é composto por mapas, livros de registro de venda de terras, recibos de quitação, títulos de terra e outros, que compõem o patrimônio histórico do período de colonização dessas terras.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail rafael.schafer@udesc.br.  

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Palestra abordará ocupação dos territórios do Vale do Itajaí por imigrantes
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h