Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

28/09/2021-15h42

Udesc Alto Vale terá disciplinas com aulas presenciais a partir de novembro

Atendimento presencial nos departamentos foi retomado nesta semana - Foto: Rafael Schafer
O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vem colocando em prática uma série de ações visando o retorno gradual das atividades no centro de ensino, em consonância com as normas e legislações vigentes relacionadas à crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19.

Dentre elas, o Plano de Contingência para Retorno Presencial das Atividades (Plancon) da unidade foi atualizado a partir do Decreto Estadual nº 1408 e da Portaria Conjunta nº 1967 SES/SED/DCSC, publicadas em agosto deste ano, que regulamentam as atividades presenciais nas unidades das redes pública e privada relacionadas à educação.  

Na Udesc, as atividades pedagógicas de ensino, pesquisa e extensão durante a pandemia seguem a Resolução nº 050/2020 do Conselho Universitário (Consuni), que determina que os departamentos têm autonomia para definir a operacionalização do retorno gradual das aulas ou sua manutenção na modalidade remota.  

Conforme a resolução, as atividades pedagógicas são atualmente validadas de forma remota e o início das aulas presenciais deverá ser anunciado com antecedência mínima de 30 dias antes da data estabelecida para retorno. 

Retorno gradual

Com base nessas determinações, os três departamentos da Udesc Alto Vale organizaram-se da seguinte forma:  

  • Para os cursos de Ciências Contábeis e Engenharia de Software, o retorno acontecerá de forma escalonada e gradual, a partir do encerramento do período de matrículas e do início das aulas. Esse retorno será acordado em conjunto com os alunos de cada disciplina e o professor criará um calendário de aulas presenciais, que poderão ter mais encontros para uma disciplina do que para outras. As aulas presenciais que forem ministradas pontualmente, parcialmente ou integralmente acontecerão apenas a partir de 3 de novembro, em respeito à Resolução nº 050/2020 do Consuni.
  • Para o curso de Engenharia Civil, o retorno presencial das aulas não ocorrerá neste ano. Após conversas com acadêmicos e professores, optou-se pelo retorno presencial de todas as disciplinas a partir de fevereiro, buscando, dessa forma, atender as necessidades de todos os acadêmicos, principalmente daqueles que residem fora da região de Ibirama.
Já o atendimento presencial nos três departamentos foi retomado nesta segunda-feira, 27, início do semestre letivo 2021/2, sendo feito de forma escalonada entre os professores.  

Vacina

É importante ressaltar que, em reunião do Consuni realizada em 13 de setembro, foram aprovados ajustes na Resolução nº 050/2020, dentre os quais a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação dos alunos para participar das aulas presenciais.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail dg.ceavi@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Atendimento presencial nos departamentos foi retomado nesta semana
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h