Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

03/06/2019-16h07

Udesc aprova Política de Formação Continuada para docentes da instituição

Política define eixos norteadores, diretrizes e objetivos para formação docente continuada - Foto: Jonas Pôrto
O Conselho Universitário (Consuni), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), aprovou uma resolução que institui a Política de Formação Continuada para docentes da instituição. Acesse a Resolução nº 022/2019

Com o objetivo de qualificar a docência universitária, a política define eixos norteadores, diretrizes e objetivos para a formação continuada de professores da Udesc.

O documento determina o desenvolvimento e a avaliação permanente de ações nesse sentido nos centros de ensino da universidade, em datas definidas no calendário acadêmico ou de acordo com as demandas das unidades.

Núcleos

A política também estipula a constituição do Núcleo Central de Formação Continuada, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen),e de núcleos setoriais em todas as unidades, definindo as respectivas atribuições.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, a inovação busca fortalecer as práticas de formação de forma descentralizada, a partir das necessidades dos centros e para as diferentes áreas de conhecimento e metodologias que os cursos considerarem importantes de serem desenvolvidas e/ou aprimoradas.

"Todas as atividades de formação continuada buscam melhorar a aproximação do professor-aluno e a qualidade do processo de ensino e aprendizagem", destaca a docente. 

Construção coletiva 

Aprovada na reunião do Consuni em 14 de maio, a Política de Formação Continuada da Udesc é resultado de um trabalho de construção coletiva, liderado pela Proen, com participação de representantes de todos os centros e de consultores externos.

O esforço mobilizou diretores de Ensino de Graduação das unidades, chefes de departamento e professores membros dos núcleos docentes estruturantes (NDEs) dos cursos da instituição.

As atividades incluíram uma série de encontros sobre o tema, desde 2018, que deram continuidade às quatro edições da Semana de Educação Continuada realizadas nos anos anteriores.

O trabalho seguiu planejamento definido junto ao Comitê Institucional de Educação Continuada e ao Colegiado de Diretores de Ensino.

A formulação da política é uma iniciativa vinculada ao projeto Udesc no Topo, previsto no Plano de Gestão 2016-2020, que busca de forma permanente, planejada e colaborativa a excelência da universidade, por meio de indicadores das avaliações internas e externas.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.

Siga as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Política define eixos norteadores, diretrizes e objetivos para a formação continuada de professores da Udesc
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h