Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

09/12/2019-16h14

Udesc é avaliada como quarta universidade estadual mais empreendedora do Brasil

Ranking feito pela Brasil Júnior foi lançado em evento ocorrido na universidade estadual - Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi avaliada como a quarta instituição de ensino superior estadual mais empreendedora do Brasil, segundo o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), feito pela Brasil Júnior, confederação brasileira de empresas juniores. Acesse o ranking.

A terceira edição do RUE foi lançada na sexta-feira, 6, em Florianópolis, em evento promovido pela Federação de Empresas Juniores de Santa Catarina (Fejesc).

O lançamento ocorreu no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Udesc, com as presenças de representantes de instituições ranqueadas, de organizações parcerias e de empresas juniores, além da Brasil Júnior e da Fejesc.

Pela Udesc, prestigiaram o lançamento o reitor, Marcus Tomasi, o vice-reitor, Leandro Zvirtes, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), Fábio Napoleão, e demais integrantes da comunidade acadêmica.

Também participaram do encontro representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SC (Fapesc).

A acadêmica Ana Beatriz Cesa, da Udesc Esag, foi uma das estudantes que comandou o lançamento em Florianópolis – atual presidente da Fejesc, ela será a nova presidente-executiva da Brasil Júnior.

Critérios

Criado para avaliar e classificar o empreendedorismo nas universidades brasileiras, o RUE enumera as universidades a partir de critérios como cultura empreendedora, inovação, extensão, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro.

A terceira edição do ranking foi realizada a partir da percepção de 15 mil estudantes de 123 universidades das 27 unidades federativas.

Os responsáveis pela pesquisa destacam o crescimento na participação das instituições no levantamento: o primeiro RUE, em 2016, ouviu seis mil alunos para avaliar 42 universidades; e o segundo, em 2017, contou com a avaliação de dez mil alunos de 55 universidades.

Destaque

A Udesc ficou em 21º no ranking geral, sendo a quarta estadual melhor colocada, dentre 36 instituições, atrás somente da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).  

A Udesc possui atualmente 12 empresas juniores em funcionamento, em diferentes unidades, que são vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

O pró-reitor Fábio Napoleão destaca a parceria mantida entre a universidade e a Fejesc no apoio a eventos e projetos e na criação de editais para o desenvolvimento das empresas juniores, entre outras iniciativas.

"O trabalho realizado nessa área nos últimos anos incluiu o aperfeiçoamento normativo, visitas aos centros para dar suporte a empresas federadas e não federadas e o acompanhamento dos relatórios semestrais da Fejesc. Estamos avançando para conquistar em breve o Selo Instituição Júnior, destinado às instituições que tem 25% dos cursos vinculados a empresas juniores federadas", afirma Napoleão.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ranking feito pela Brasil Junior foi lançado na universidade estadual
  • Lançamento do ranking na Udesc
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h