Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

16/03/2021-14h46

Udesc e Fapesc lançam edital conjunto de R$ 1,3 milhão para pesquisas em laboratórios

Edital fortalece pesquisas realizadas em laboratórios da universidade estadual - Foto: Marcelo Cardoso
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), lançou nesta semana um edital inédito de incentivo para bolsistas pesquisadores mestres e doutores atuarem em projetos dentro de laboratórios da universidade.

O edital de chamada pública nº 05/2021, que está inscrições abertas até 15 de abril, distribuirá quase R$ 1,3 milhão para o desenvolvimento de projetos de ciência, tecnologia e inovação na Udesc no período de 12 meses, prorrogável por mais um ano.

O edital selecionará 23 projetos com o intuito de fortalecer a pesquisa institucional em estratégias da Udesc. Na prática, o edital beneficia o desenvolvimento de processos e serviços em diversas áreas e setores da economia, com o fortalecimento de parcerias públicas e privadas nacionais e internacionais. 

A proposta foi construída pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), em parceria com os centros de ensino da universidade. "O edital é um passo a frente no processo de fortalecimento da pesquisa. Essa era uma demanda antiga que conseguimos encaminhar e assim atender à sociedade catarinense", resume a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Letícia Sequinatto. 

Poderão concorrer às bolsas pesquisadores mestres e doutores de nível Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O recurso da bolsa será concedido durante 12 meses, com possibilidade de prorrogação para mais um ano. 

Para o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, mesmo em tempos de pandemia, a universidade e a Fapesc conseguiram unir esforços para lançar um edital inovador e que beneficiará a sociedade catarinense.

"Essa era uma demanda bem antiga dos pesquisadores de toda a universidade. Com certeza, o fortalecimento da pesquisa realizada em laboratórios tem um impacto direto no setor produtivo e na economia regional. Vamos colher resultados a curto prazo", afirma.

Os detalhes com relação ao edital e às vagas para mestres e doutores podem ser acessados no site da Fapesc

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 13
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h