Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

21/03/2023-18h50

Udesc Esag faz parceria com CGE para promover valores éticos nas escolas

Representantes da CGE e da Udesc Esag se reuniram nesta terça -  Foto: Vitória Pocai/Udesc Esag
Uma parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) – e a Controladoria-Geral do Estado (CGE) vai preparar professores da rede estadual de ensino para promover valores como ética e integridade em sala de aula.

O acordo faz parte do projeto Prêmio Honestidade nas Escolas, concurso de desenhos realizado anualmente pela CGE e pela Secretaria de Estado da Educação (SED), voltado a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Representantes da Udesc Esag e da CGE se reuniram nesta terça-feira, 21, na universidade, para acertar detalhes da parceria.

A diretora de integridade e compliance da CGE, Marisa Zikan da Silva, explica que a proposta é oferecer aos professores materiais e ferramentas que possibilitem promover debates com maior profundidade sobre cidadania e integridade. “Com isso, esperamos ampliar a conexão e absorção de valores como ética e honestidade por parte dos alunos participantes do Prêmio, que neste ano terá sua quinta edição”.

Parceria

A Udesc Esag participa por meio do programa de extensão Educação e Cultura Política, ligado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovação Social na Esfera Pública (Nisp) e coordenado pelo professor Daniel Pinheiro. A ação envolve também o time Enactus Udesc, organização de estudantes que promovem o empreendedorismo social.

O NISP Cultura Política e a Enactus vão elaborar uma cartilha com conteúdo lúdico e linguagem acessível para que os professores interessados possam trabalhar com os alunos antes da produção dos desenhos a serem enviados ao Prêmio Honestidade nas Escolas. Haverá também capacitação on-line, com aulas ao vivo e gravadas, disponibilizada aos professores na plataforma Moodle (ambiente de aprendizagem virtual) da Udesc Esag.

“A proposta é oferecer a oportunidade de troca não somente entre professores e alunos no ambiente escolar, mas perpassando pelas relações com demais servidores da escola, pais, responsáveis, familiares, ou seja, toda comunidade escolar”, afirma o professor Daniel Pinheiro. Os conteúdos deverão ser disponibilizados em junho, no lançamento da quinta edição do Prêmio.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h